FANDOM


Este é um Wiki para discutir e divulgar como agir utilitariamente na prática. Para conhecer a teoria utilitarista, veja o Wiki Utilitarismo ético.

Tópicos gerais sobre utilitarismo aplicado

Como agir de maneira a maximizar a felicidade e minimizar o sofrimento no universo?

Qual o valor utilitário das convenções, movimentos e organizações sociais?

Plantas Medicinais Editar

Alcachofra‏‎ Editar

Propriedades Medicinais:

Nome científico: Cynara cardunculus subsp. scolymus, anteriormente designada por Cynara scolymus) é uma planta com até um metro de altura, da família das compostas, de caules estriados, folhas penatífidas e grandes capítulos florais. 

Nomes Populares:

alcachofra alcachofra comum alcachofra rosa cachofra

Propriedades: Édepurativa,digestiva,diurética,laxante,Indicada em casos de ácido úrico,cálculos da bexiga e rins,diarreia,doenças do coração,gota,hemorroidas,má digestão,Bom para estômago,fígado,Também combate a anemiadiabete,colesterol,hipertensão, hipertireoidismo,icterícia,Emagrece.

Baunilha‏‎ Editar

Baunilha é uma palavra que remete à culinária, mais precisamente ao produto que dá um gostinho especial aos doces. Mas é também nome de uma planta medicinal. E tem muito mais… Dá uma olhada nos próximos parágrafos e descubra!

Apesar de ser difícil encontrar a Baunilha em seu estado in natura para comprar, a essência dela é muito popular e pode ser adquirida na maioria dos supermercados, entre outros estabelecimentos.

Baunilha: usos, curiosidades e precauções

Ela serve de condimento para gostosuras como sorvetes, chocolates, pudins e bolos, além de licores e outras bebidas. A indústria farmacêutica também aproveita a função aromatizante da planta para produzir xaropes.

Mirra‏‎ Editar

A mirra (commiphora myrrha) Também conhecida como mirra-arábica, mirra verdadeira ou incenso, a planta medicinal oriunda da África e Arábia, apesar de ainda pouco conhecida no Brasil, tem sido motivo de estudos acerca dos seus fins terapêuticos.

Trata-se de um arbusto espinhoso da família Chenopodiaceae que nasce principalmente no nordeste africano e no interior da Arábia, podendo chegar até 3 metros de altura. Possui folhas com sabor amargo e aroma quente (apimentado) e bem característico, sendo a resina extraída da sua casca o produto medicinal que contém inúmeros efeitos benéficos à saúde.

Abuta grandifolia‏‎ Editar

Nome científico: Abuta grandifolia (Mart.) Sandwith.

Família: Menispermaceae.

Sinônimo botânico: Abuta concolor Benth., Abuta concolor Poepp. & Endl., Abuta guyanensis Eichler, Anelasma concolor Miers, Anelasma gardnerianum Miers, Anelasma guianense Miers, Anelasma laurifolium Sagot, Anelasma martianum Miers, Anelasma pallidum Miers, Anelasma spruceanum Miers, Anelasma urophyllum Miers, Chaenostomum gardneri Miers; Diels in Engl., Cocculus grandifolius Mart., Cocculus grandifolius Perrot & Vogt, Cocculus laevigatus Mart., Cocculus urophyllus Mart., Trichoa concolor Endl., Trichoa guyanensis Klotzsch, Eichler); Cissampelos pareira L.; Cissampelos vitis.

Outros nomes populares: abutua-verdadeira, buta, caapeba (não confundir com a verdadeira), panibaga, parreira-brava-da-praia, parreira-branca, orelha-de-onça, abuta preta, uva-do-mato, abutua-do-Amazonas, baga-da-praia, uva-do-rio-apa, jaboticaba-de-cipó; barbasco, imchich masha, butua, gasing-gasing.

Quiabo‏‎ Editar

Abelmoschus esculentus (L.) Moench. - QUIABO 'Texto em negrito Nome científico: Abelmoschus esculentus (L.) Moench.

Família: Malvaceae.

Sinônimos botânicos: Hibiscus esculentus L., Hibiscus longifolius Roxb. (não é a espécie Hibiscus longifolius Willd.).

Outros nomes populares: abelmosco, bâmia, benda, bendé, bendó, calalu, gobo, gombô, guingombô, kingombó, quiabeiro, quiabeiro-chifre-de-veado, quiabeiro-comum, quimbombô, quingobó e quingombó, Okra (inglês, alemão, italiano), quimbombó e quimgombó (espanhol), gombo (francês), bendi, bhindi, ockro, okra, vendai (hindú), huang-shu-k'uei (chinês), quimbombó e quimgombó (casteliano).

Constituintes químicos: vitamina A, vitamina B2 e B6, cálcio, alanina, alfa-tocoferol, arginina, ácido ascórbico (vitamina C), ácido aspártico, glicosídeos, ácido glutâmico, gossipetina, gossipol, histidina, isoleucina, leucina, ácido linolênico, ácido mirístico, ácido oléico, ácido palmítico, ácido pantotênico, pectina, quercetina, riboflavina, amido, ácido esteárico, enxofre.

Propriedades medicinais: anti-helmíntica, antiparasitária, demulcente.

Indicações: verminoses, diarréia, disenteria, inflamação e irritação do estômago, intestino e rins, problemas na língua devido a febre tifóide.

Pulmonaria‏‎ Editar

O formato dela lembra o do pulmão. Por isso, na Idade Média, a semelhança era considerada por muitos um sinal divino. O tempo passou, a planta Pulmonária foi estudada e, coincidentemente, considerada benéfica para problemas respiratórios – reforçando a ideia de aviso dos céus.

Seu nome oficial é Pulmonaria officinalis. Ela faz parte da família das Boraginaceae e sua função principal é ajudar a saúde pulmonar. Porém, existem outras propriedades atribuídas ao vegetal que cresce principalmente na Europa.

Popularmente, ela pode ser aproveitada no tratamento de enfisema pulmonar, tuberculose, gripe, bronquite, tosse, tosse convulsiva, rouquidão, asma, catarro, faringite, além de cálculo nos rins, males na bexiga, ferimentos e inflamações.

Rosmaninho‏‎ Editar

Lavandula stoechas ou Rosmaninho pertence à família Lamiaceae, e é utilizada popularmente como anti-inflamatório em massagens e diversas outras aplicações medicinais.

A capacidade anti-inflamatória da planta, por exemplo, é associada à presença de um ácido chamado de rosmarínico. 

 Tudo indica que este ácido age na formação das prostaglandinas de modo idêntico aos anti-inflamatórios convencionais, o que faz com que seja indicado especialmente para pessoas com pele sensível ou tendência à acne.

Atribui-se à Rosmaninho o poder relaxante, de forma que ela é aproveitada em preparos para aliviar incômodos nas pernas, braços e costas.

Além disso, serve como potente antioxidante natural, graças aos diterpenos fenólicos, auxiliando na inibição da peroxidação lipídica da membrana das células e da atividade dos radicais livres. Dessa maneira, está associada à preservação da pele e dos cabelos.

Hoodia Gordonii‏‎ Editar

Hoodia Gordonii é uma planta que age como inibidor de apetite e, por isso, é procurada pelos que desejam emagrecer. Proibida no Brasil, é parecida com um cacto, e cresce naturalmente no deserto de Kalahari, na África.

O vegetal não contém cafeína e atua nas células nervosas de forma semelhante à da glicose: transmite sensação de saciedade, contribuindo com a redução da fome. Isso ocorre por causa de uma molécula encontrada na Hoodia Gordonii, chamada de P57.

Ultimamente, a popularidade do “cacto” como suplemento natural vem crescendo nos Estados Unidos e Europa porque usuários da Hoodia Gordonii afirmam que não tiveram reações desagradáveis como cansaço ou estresse ao consumir o produto. Lembrando que tais consequências são comuns em dietas de baixo teor calórico.

Taiuiá‏‎ Editar

Taiuiá, tayuya ou Cayaponia tayuya é uma planta brasileira encontrada em abundância na Amazônia. Também conhecida como ana-pinta, caiapó e abobrinha-do-mato, é popular em toda a América do Sul devido suas propriedades curativas. Veja quais são – e muito mais – a seguir…

Dependendo da região onde é encontrada, ela é chamada de azougue-dos-pobres, abóbora-d’anta, melão-de-são-caetano e capitão do mato. Entre os sul-americanos, é utilizada na medicina caseira especialmente como analgésico, para aliviar dores.

Boldo‏‎ Editar

Benefícios nutricionais

As folhas de boldo contém inúmeros fitoquímicos. Em especial, destaca-se a boldina, componente principal do boldo, como o próprio nome sugere. Fitoquímicos são, em outras palavras, componentes antioxidantes naturalmente encontrados em plantas. Eles auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças em nosso organismo.

São especialmente conhecidos pela capacidade de combater radicais livres de forma eficiente. Os efeitos desta capacidade incluem a prevenção de danificações nas células e no DNA (diminuindo os riscos de câncer, por exemplo).

Quebracho‏‎ Editar

O quebracho é uma planta, cuja casca possui usos medicinais diversos. A planta é originária da América do Sul, especialmente na Argentina, Brasil, Chile e Bolívia.

Geralmente, ela aparece nas formas de quebracho branco ou vermelho. Cada um possui algumas diferenças essenciais, mas sua finalidade não é exatamente distinta. O tipo mais comum da planta é o branco.

Alcaçuz‏‎ Editar

A raiz de alcaçuz é amplamente conhecida como o principal ingrediente de doces de goma rígida e alguns licores. O que nem todas as pessoas conhecem, no entanto, é seu potencial como uma erva medicinal, capaz de solucionar diversos problemas de saúde, e prevenir outros tantos.

Cada vez mais, pesquisas clínicas demonstram os benefícios desta planta para a saúde, e seu uso populariza-se como uma possível solução para diversos problemas.

Lírio de Maio‏‎ Editar

Lírio de Maio ou Convallaria majalis é uma planta de pequeno porte de fragrância e delicadeza sem iguais. Porém, sua função medicinal requer mais cuidados quando comparada a de outras espécies. Entenda os motivos e muito mais no post de hoje!

Nativa da Europa, ela é chamada também de convalária, lírio-do-vale, lírio- do-brejo, lírio convale e muguet. Da família Liliaceae (mas achei referência à família das Ruscaceae também), é uma espécie esguia com flores brancas perfumadas, e cuja propriedade terapêutica está ligada à melhoria do funcionamento do coração.

Tomilho‏‎ Editar

O tomilho é amplamente conhecido por suas aplicações culinárias, atualmente. Ele serve como um tempero há milhares de anos – mas sua aplicação medicinal é tão antiga quanto a gastronômica.

A erva é nativa das regiões do Mediterrâneo, e de algumas partes da África. Há registros de sua utilização desde o Egito antigo. Na culinárias, as folhas e caule são usadas por seu aroma distinto e beleza. Elas podem ser utilizadas frescas ou secas, inteiras ou moídas, dependendo da disponibilidade local e do tipo de resultado esperado.

Acacia farnesiana‏‎ Editar

Nome científico: Acacia farnesiana (L.) Willd.

Família: Fabaceae.

Sinônimos botânicos: Acacia minuta (M.E.Jones) Beauch., Mimosa farnesiana, Acacia acicularis Willd., Acacia minuta ssp. densiflora (Alexander ex Small) Beauchamp, Acacia smallii Isely, Pithecellobium minutum M.E. Jones, Vachellia densiflora Alexander ex Small, Vachellia farnesiana (L.) Wight & Arn.

Outros nomes populares: espinilho; Cassie, opopanax, mimosa bush e sweet wattle (inglês), mimosa e aromo (espanhol), acacie odorante (francês) e süsse akazie (alemão).

Acacia horrida‏‎ Editar

Nome científico: Acacia horrida (L.) Willd.

Família: Fabaceae.

Sinônimos botânicos: Acacia latronum, Willd., Acacia karroo Heyne, Acacia natalitia E.H.Mey., Acacia capensis Colla.

Outros nomes populares: carambuco africano, acacia búfalo de África, acacia espinosa, mimosa naranja, aromo de Africa, espina dulce, acácia (francês, italiano), acacia (inglês, espanhol), acacia blanca, espinillo.

ESPINHO-DE-CIGANO‏‎ Editar

Nome científico: Acanthospermum hispidum DC.

Família: Asteraceae.

Sinônimos botânicos: Acanthospermum humile var. Hispidum (DC.) Kuntze, Acanthospermum humile var. Hispidum Kuntze.

Outros nomes populares: amor-de-negro, cabeca-de-boi, carrapicho-de-carneiro, carrapicho-rasteiro, comboeiro, espinho-de-carneiro, espinho-de-retirante, federação, pica-de-minas, picão, retirante; torito, bristly starbur ou goat's-head (inglês).

Constituintes químicos: lactona sesquiterpênica (acanthospermal B, guaianolides 1 e 2).

ACANTO‏‎ Editar

Nome científico: Acanthus mollis L.

Família: Acanthaceae.

Sinônimos botânicos: não encontrados na literatura consultada.

Outros nomes populares: acanthus, pé-de-urso; acanthe (francês); acanthus, bear's breech (inglês); acanto (italiano); acanto, ala de ángel, carnerona, hierba gigante (castellano); harcuch-kanta (hindú).

Constituintes químicos: ácidos orgânicos, glucídeos, mucilagens, princípio amargo, resinas, sais minerais, taninos.

Propriedades medicinais: adstringente, analgésico, antidiarréico, antiinflamatório, aperiente, emoliente, colerético, demulcente, detersiva, expectorante, laxante, vulnerário (cicatrizante).

MIL-FOLHAS‏‎ Editar

Nome científico: Achillea millefolium L.

Família: Asteraceae.

Sinônimos botânicos: Achillea borealis subsp. Arenicola (Pollard) D.D. Keck, Achillea borealis subsp. Californica (Pollard) D.D. Keck, Achillea lanulosa Nutt., Achillea lanulosa subsp. Alpicola (Rydb.) D.D. Keck, Achillea laxiflora Pollard & Cockerell, Achillea pecten-veneris Pollard

Outros nomes populares: alevante, anador, aquiléa, aquiléia, aquiléia-mil-flores, aquiléia-mil-folhas, atroveran, botão-de-prata, erva-carpinteira, erva-carpinteiro, erva-das-cortadelas, erva-das-damas, erva-de-carpinteiro, erva-de-cortadura, erva-de-são-joão, erva-do-bom-deus, erva-do-carpinteiro, erva-dos-carreteiros, erva-dos-cortadores, erva-dos-golpes, erva-dos-militares, erva-dos-soldados, levante, macelão, marcelão, mil-em-rama, mil-ramas, milefólia, milefólio, mil-em-rama, mil-em-ramas, milfolhada, mil-folhada, milfólio, mil-ramas, mil-ramos, novalgina, pêlo-de-carneiro, pestana-de-vênus, ponta-livre, prazer-das-damas, pronto-alívio, salvação-do-mundo; mil en rama (espanhol), mille-feuilles (francês), yarrow (inglês), millefoglio (italiano).

MARCELA DO CAMPO‏‎ Editar

Nome científico: Achyrocline satureioides (Lam.) DC.

Família: Asteraceae.

Sinônimo botânico: Achyrocline candicans (Kunth) DC., Egletes viscosa, Gnaphalium candicans Kunth, Gnaphalium satureioides Lam.

Outros nomes populares: alecrim-de-parede, camomila-nacional, carrapichinho-de-agulha, chá-de-lagoa, losua-do-mato, macela, macela-amarela, macelinha, marcela, marcela-da-terra, marcela-do-campo, macela-do-sertão, marcela-galega, paina.

ACÔNITO‏‎ Editar

Nome científico: Aconitum napellus L.

Família: Ranunculaceae.

Sinônimos botânicos: Aconitum vulgare DC.; Aconitum variabile Hayne.

Espécies similares (tóxicas): Aconitum anthora, Aconitum arendsii, Aconitum charmantum, Aconitum fischeri, Aconitum fortunei, Aconitum kusnezoffii, Aconitum lycoctonum, Aconitum unciatum, Aconitum vulparia.

Outros nomes populares: capacete-de-júpiter, capuz-de-frade, casco-de-júpiter, napelo. Acónito, anapelo, matalobos, nabillo del diablo, napelo (casteliano); aconite, blue rocket, true monkshood, wolfsbane (inglês); bachnag, mithazahar (hindú), casque de jupiter (francês), ts'ao-wu, wu-t'ou (chinês), aconito (italiano).

CÁLAMO AROMÁTICO‏‎ Editar

Nome científico: Acorus calamus L.

Família: Araceae.

Sinônimos botânicos: Acorus odoratus Lam., Calamus aromaticus Gilib.

Outros nomes populares: ácoro, ácoro-verdadeiro, cálamo, cana-cheirosa, pimenta-das-abelhas, ácoro (espanhol), acore odorant (francês), sweet fla g (inglês), càlamo aromàtico (italiano), acoro aromático, acoro verdadero, cálamo aromático (casteliano), bach, vacha, vashambu (indú), ch'ang-p'u (chinês), grass myrtle, sweet cane, sweet grass, sweet myrtle, sweet rush, sweet sedge, sweet segg, sweetroot, cinnamon-sedge, myrtle-flag, myrtle-grass, myrtle-sedge, beewort, rat root, sweet fla g (inglês).

BAOBÁ‏‎ Editar

Nome científico: Adansonia digitata L.

Família: Bombacaceae.

Sinônimos botânicos: Adansonia bahobab L., Adansonia integrifolia Raf., Adansonia scutula Steud., Adansonia situla (Lour.) Spreng., Adansonia sphaerocarpa A. Chev., Adansonia sulcata A. Chev., Baobabus digitata (L.) Kuntze, Ophelus sitularius Lour.

Outros nomes populares: árvore-dos-mil-anos, adansônia, bondo, ibondeiro, imbondeiro, Baobat, adansonia (espanhol), baobad, monkey-brad-tree (inglês), baobab (italiano, casteliano, francês), rookha (hindu).

AVENCA‏‎ Editar

Nome científico: Adiantum capillus-veneris L.

Família: Pteridaceae.

Sinônimo botânico: Adiantum capillus-veneris fo. dissectum (M. Martens & Galeotti) Ching, Adiantum capillus-veneris fo. fissum (H. Christ) Ching, Adiantum capillus-veneris var. fissum H. Christ, Adiantum capillus-veneris var. laciniatum H. Christ ex Tardieu & C. Chr., Adiantum capillus-veneris var. modestum (Underw.) Fernald, Adiantum capillus-veneris var. protrusum Fernald, Adiantum capillus-veneris var. rimicola (Sloss.) Fernald, Adiantum capillus-veneris var. trifidum H. Christ, Adiantum capillus Sw., Adiantum michelii H. Christ, Adiantum modestum Underw., Adiantum schaffneri E. Fourn., Adiantum tenerum var. dissectum M. Martens & Galeotti.

Outros nomes populares: avenca-comum, avenca-do-canadá, cabelo-de-vênus. Culantrillo (espanhol); capillaire (francês); maidenhair (inglês); capelvenere (italiano).

Adiantum raddianum C. Presl.‏‎ Editar

Nome científico: Adiantum raddianum C. Presl.

Família: Pteridaceae.

Sinônimos botânicos: Adiantum amabile Moore, Adiantum boliviense C. Chr. & Rosenst., Adiantum colpodes T. Moore, Adiantum cuneatum Langsd. & Fisch., Adiantum decorum Moore, Adiantum moorei Baker, Adiantum remyanum Esp. Bustos, Adiantum rubellum Moore, Adiantum rufopunctatum Kuhn, Adiantum tinctum Moore, Adiantum werckleanum H. Christ.

Outros nomes populares: cabelo-de-vênus, avenca-comum, avenca-do-Canadá.

ADONIS‏‎ Editar

Nome científico: Adonis vernalis L.

Família: Ranunculaceae.

Sinônimos botânicos: Adonanthe vernalis (L.) Spach.

Outros nomes populares: adonis-da-primavera, Yellow adonis, false hellebore, ox-eye, peasant's eye e sprin g pheasant's eye (inglês), botón de oro (espanhol), adonis (francês), adonide primaverile (italiano). eléboro falso e ojo de perdiz (casteliano).

GRAVATÁ‏‎ Editar

Nome científico: Aechmea muricata (Arruda da Camara) L.B. Sm.

Família: Bromeliaceae.

Sinônimos botânicos: Aechmea stephanophora E. Morr. Ex Baker, Ananas muricatus (Arruda da Camara) Roem. & Schult. F., Bromelia muricata Arruda da Camara, Chevaliera stephanophora (E. Morr. Ex Baker) Mez.

Outros nomes populares: caraguatá.

PODAGRARIA‏‎ Editar

Nome científico: Aegopodium podagraria L.

Família: Apiaceae.

Sinônimos botânicos: Aegopodium podagraria var. variegatum Bailey.

Outros nomes populares: pequena-angélica; angélica menor, egopodio, hierba de San Andrés e hierba de San Gerardo (casteliano), Bishop’s goutweed (inglês).

CASTANHA DA ÍNDIA‏‎ Editar

Nome científico da Castanha-da-Índia: Aesculus hippocastanum L.

Família da Castanha-da-Índia Aesculus hippocastanum: Hippocastanaceae.

Sinônimos botânicos da Castanha-da-Índia Aesculus hippocastanum: Hippocastanum vulgare.

Outros nomes populares da Castanha-da-Índia Aesculus hippocastanum: castanheiro-da-índia; baumann horse chestnut, horse chestnut e white chestnut (inglês); castaño de índias (espanhol); châtaignier de cheval (francês); castagno d'india (italiano); t'ien-shih-li (chinês).

COGUMELO DO SOL‏‎ Editar

Nome científico do Cogumelo-do-sol, Agaricus blazei: Agaricus blazei Murill.

Família do Cogumelo-do-sol, Agaricus blazei: Agaricaceae.

Outros nomes populares do Cogumelo-do-sol, Agaricus blazei: cogumelo-da-vida, cogumelo-do-milagre, cogumelo-piedade, cogumelo-medicinal.

AGAVE‏‎ Editar

Nome científico: Agave americana L.

Família: Agavaceae.

Sinônimos botânicos: Agave complicata Trel. ex Ochot., Agave felina Trel., Agave gracilispina Engelm. ex Trel., Agave melliflua Trel., Agave rasconensis Trel., Agave subzonata Trel., Agave zonata Trel. ex Bailey.

Outros nomes populares: pita, piteira, caroatá-açu, gravatá-açu, piteira, agave americana; pite (francês); agave (italiano); sisal agave, american aloe, american century plant, century plant, miracle of nature e spiked aloe (inglês); sisal (espanhol, francês); acíbara, alzabara, henequén, maguey, pita e pitera (casteliano), lu-sung-ma (chinês), rakaspattah (hindu).

SISAL‏‎ Editar

Nome científico: Agave sisalana Perrine ex Engelm.

Família: Agavaceae.

Nome botânicos aceito: Agave rigida Mill.

Outros nomes populares: agave, pita, sisal agave (inglês), sisal (espanhol, francês).

MENTRASTO‏‎ Editar

Nome científico: Ageratum conyzoides L.

Família: Asteraceae.

Sinônimos botânicos: Ageratum arsenei B.L. Rob., Ageratum hirsutum Lam., Ageratum hirtum Lam., Ageratum latifolium Cav., Ageratum microcarpum (Benth.) Hemsl., Caelestina microcarpa Benth., Ageratum pinetorum (L.O. Williams) R.M. Kin g & H. Rob., Ageratum houstonianum Mill., Alomia microcarpa (Benth.) B.L. Rob., Alomia pinetorum L.O. Williams, Carelia conyzoides (L.) Kuntze, Coelestina microcarpa Benth., Eupatorium conyzoides (L.) E.H.L. Krause.

Outros nomes populares: erva-de-são-joão, camará-opela, catinga-de-barrão, catinga-de-bode, catinga-de-borrão, celestina, erva-maria, erva-de-santa-lúcia, erva-de-santa-luzia, erva-de-são-josé, maria-preta, mentraço, mentraz, mentruz, picão-roxo, são-joão.

Agrimônia‏‎ Editar

A agrimônia é bastante utilizada por suas funções digestivas, mas seus benefícios vão muito além. Preparações com a flor podem ter efeitos em inflamações, em incômodos da menstruação e na saúde da pele, dos cabelos, das unhas e da bexiga.

Saiba mais sobre a agrimônia, e quais seus efeitos na saúde:

O que é a agrimônia?

Agrimônia é o nome dado a aproximadamente 15 espécies semelhantes de flores. Elas são mais comuns nos hemisfério norte, embora sejam encontradas, atualmente, em outras regiões.

Seu uso mais antigo é registrado na África, onde – há centenas de anos – é utilizada por suas propriedades medicinais. Enquanto os potenciais benefícios ainda são testados pela medicina moderna, sua utilização tradicional garante que os efeitos são reais. Na prática, até hoje utiliza-se a agrimônia como parte de tratamentos em regiões mais tradicionais.

AMAJOUVA‏‎ Editar

Aiouea brasiliensis Meissn. - AMAJOUVA

Nome científico: Aiouea brasiliensis Meissn.

Família: Lauraceae.

Sinônimos botânicos: não encontrados na literatura consultada.

AJUGA‏‎ Editar

Nome científico: Ajuga reptans L.

Família: Lamiaceae.

Sinônimos botânicos: não encontrados na literatura consultada.

Outros nomes populares: ajugaíba, búgula, consolda média, erva-de-são-léo, erva-de-são-lourenço, erva-férrea, jujuba, língua-de-boi; common bugle (inglês); ajuga (espanhol); bugle (francês); consuelda media (casteliano).

MALVA DA ÍNDIA‏‎ Editar

Nome científico: Alcea rosea L.

Família: Malvaceae.

Sinônimos botânicos: Althaea mexicana Kunze, Althaea rosea (L.) CAV., Althaea sinensis Cav.

Outros nomes populares: alcea, alteia, malvaísco, malva-rosa; malva real, cañamera real, malva isabela, malva loca, malva de las indias e malva rósea (casteliano); shu-k'uei (chinês).

ALQUEMILA‏‎ Editar

Nome científico: Alchemilla vulgaris L.

Família: Rosaceae.

Sinônimos botânicos: Alchemilla vulgaris subsp. xanthochlora (Rothm.) O. Bolos & Vigo, Alchemilla xanthochlora Rothmal, Alchemilla monticola.

Outros nomes populares: pé-de-leão, alquemila; pie de léon (espanhol); alchemile (francês); ladies mantle(ingês); alcemila (italiano); alquemila e pie de león (casteliano).

ALAMANDA DE JACOBINA‏‎ Editar

Nome científico: Allamanda blanchetti A. DC.

Família: Apocynaceae.

Sinônimos botânicos: Allamanda violaceae Gardn.

Outros nomes populares: alamanda-de-blanchet, alamanda-cheirosa, alamanda-roxa, emeto, orelia, rosa-do-campo.

ALAMANDA‏‎ Editar

Nome científico: Allamanda cathartica L.

Família: Apocynaceae.

Sinônimos botânicos: Allamanda cathartica grandiflora Aubl., Allamanda cathartica var. grandiflora (Aubl.) Bailey & C.P. Raffill., Allamanda cathartica var. Hendersonii (Bull. Ex Dombrain) L.H. Bailey & Raffill, Allamanda cathartica williensi Hort., Allamanda grandiflora Lam., Allamanda hendersonii Bull ex Dombrain, Allamanda latifolia Presl.

Outros nomes populares: alamanda-de-flor-grande, alamanda-de-flor-grande-amarela, buiussu (Belém), camendará, cipó-de-leite, comandara, comandau, dedal-de-dama, orélia, orélia-grandiflora, purga-de-quatro-pataca, quatro-pataca, quatro-pataca-amarela, santa-maria (Amazonas), sete-pataca; common allamanda, yellow allamanda (inglês); monette jaune, orélie de guyane, grelie, liane à lait; (francês); canário e cantiva (espanhol).

CEBOLA DE CABEÇA‏‎ Editar

Nome científico da Cebola, Allium cepa: Allium cepa L.

Família da Cebola, Allium cepa: Liliaceae.

Variações botânicas da Cebola, Allium cepa:

Outros nomes populares da Cebola, Allium cepa: cebola, cepa; onion (inglês); cebolla (espanhol); oignon (francês); cipolla (italiano); atasuki (japonês); basal (árabe); chun g (chinês); ajuin (holandês); kremmídi (grego); kepaløk (norueguês); cebula jadalna (polonês); luk (russo); hagyma (húngaro); lök (sueco); sogan (turco); ton hom (tailandês); bawan g merah (indonésio); hanh (vietnamita); pianj (bengali); ku kut (castelhano); cibule (checo); yarok (hebraico); albassa-haoussa (sudanês).

CEBOLINHA VERDE‏‎ Editar

Nome científico da Cebolinha-verde, Allium fistulosum: Allium fistulosum L.

Família da Cebolinha-verde, Allium fistulosum: Liliaceae.

Sinônimos botânicos da Cebolinha-verde, Allium fistulosum: Allium wakegi Araki

Outros nomes populares da Cebolinha-verde, Allium fistulosum: Cebollino, Chive.

Constituintes químicos da Cebolinha-verde, Allium fistulosum: ferro e diversas vitaminas (principalmente A e C).

Propriedades medicinais da Cebolinha-verde, Allium fistulosum: aperiente, digestiva.

ALHO PORÓ‏‎ Editar

Nome científico do Alho-poró, Allium porrum: Allium porrum L.

Família do Alho-poró, Allium porrum: Liliaceae.

Sinônimos botânicos do Alho-poró, Allium porrum: Allium ampeloprasum L., Allium ampeloprasum var. porrum (L.) J. Gay.

Outros nomes populares do Alho-poró, Allium porrum: porró, alho francês; leek, garden leek (inglês); poireau (francês); ajo porro, puerro e pulantu (espanhol); dungali, kânda e pyaz (hindu); san-chiu e tsun g (chinês).

ALHO‏‎ Editar

Nome científico do Alho, Allium sativum: Allium sativum L.

Família do Alho, Allium sativum: Liliaceae.

Sinônimos botânicos do Alho, Allium sativum: Allium pekinense Prokhanov.

Outros nomes populares do Alho, Allium sativum: alho-comum, alho-da-horta, alho-hortense, alho-manso; garlic e cultivated garlic (inglês); ajo (espanhol), ail (francês), aglio e aglio comune (italiano); ail (francês); hsiao-suan (chinês); lasan (hindu).

CEBOLINHA FRANCESA‏‎ Editar

Nome científico da cebolinha francesa: Allium schoenoprasum L.

Família da cebolinha francesa: Liliaceae.

Sinônimos botânicos da cebolinha francesa: Allium sibiricum L.

Sub-espécies/variações da cebolinha francesa:

Outros nomes populares da cebolinha francesa: cebolinha, schnitt-lauch (alemão); ajo morisco, ajo pardo, cebolleta, cebollino e cebollino francés (espanhol); ciboulette (francês); chives e wild chives (inglês); hu-suan e ta-suan (chinês).

AMIEIRO‏‎ Editar

Alnus glutinosa (L.) Gaertn. - AMIEIRO

Nome científico: Alnus glutinosa (L.) Gaertn.

Família: Betulaceae.

Sinônimos botânicos: Alnus alnus (L.) Britt., Alnus rotundifolia, Alnus vulgaris Hill, Betula alnus.

Outros nomes populares: amieiro erle (alemão), aliso, alno e humero (espanhol), aune (francês), alder-tree, black alder, common alder, english alder, european alder e owler (inglês), alno (italiano).

BABOSA‏‎ Editar

Aloe arborescens Mill. - BABOSA

Nome científico da Babosa-de-arbusto, Aloe arborescens: Aloe arborescens Mill.

Família da Babosa-de-arbusto, Aloe arborescens: Liliaceae.

Sinônimos botânicos da Babosa-de-arbusto, Aloe arborescens: Aloe succotrina Lam.

Outros nomes populares da Babosa-de-arbusto, Aloe arborescens: aloé, alóe-candelabro, babosa-de-arbusto, erva-babosa, erva de azebra, caraguatá, caraguatá-de-jardim.

Aloe harlana Reynolds‏‎ Editar

Aloe harlana Reynolds - BABOSA

Nome científico da Babosa Aloe harlana: Aloe harlana Reynolds.

Família da Babosa Aloe harlana: Liliaceae.

Sinônimos botânicos da Babosa Aloe harlana: Aloe harlanii.

Aloe humilis (L.) Mill.‏‎ Editar

Aloe humilis (L.) Mill. - BABOSA

Nome científico da Babosa, Aloe humilis: Aloe humilis (L.) Mill.

Família da Babosa, Aloe humilis: Liliaceae.

Sinônimos botânicos da Babosa, Aloe humilis: Aloe acuminata, Aloe echinata, Aloe incurva, Aloe perfoliata var. humilis, Aloe suberecta, Aloe subtuberculata, Aloe tuberculata Lag., Catevala humilis.

Outros nomes populares da Babosa, Aloe humilis: babosa-caraguatá, erve-babosa, aloe africana, Acibar (espanhol), aloès (francês), bitter aloes (inglês), aloe (italiano).

Aloe maculata All.‏‎ Editar

Aloe maculata All. - BABOSA

Nome científico da Babosa, Aloe maculata: Aloe maculata All.

Família da Babosa, Aloe maculata: Liliaceae.

Sinônimos botânicos da Babosa, Aloe maculata: Aloe saponaria (Aiton) Haw.

Aloe vera‏‎ Editar

Aloe vera L. ex Webb - BABOSA MEDICINAL

Nome científico da Babosa, Aloe vera: Aloe vera L. ex Webb.

Família da Babosa, Aloe vera: Liliaceae.

Sinônimos botânicos da Babosa, Aloe vera: Aloe barbadensis DC.; Aloe barbadensis Mill., Aloe barbadensis Mill. var. vulgaris, Aloe pemk., Aloe perfoliata Vell.; Aloe perfoliata var. vulgaris Aubl., Aloe vera (L.) Burm. f., Aloe vulgaris Lam.

Outros nomes populares da Babosa, Aloe vera: aloé vulgaris, aloé barbadensis, caraguatá, erva babosa, aloé perfoliata, babosa-de-botica, babosa-folha-miúda, babosa-de-jardim, caraguatá-de-jardim. Aloes (latim), aloe (inglês, italiano), áloe (espanhol), aloés (francês).

LIMONETE‏‎ Editar

Aloysia citriodora Palau - LIMONETE

Nome científico: Aloysia citriodora Palau

Família: Verbenaceae.

Sinônimos botânicos: Aloysia citriodora Ortega ex Pers., Aloysia sleumeri Moldenke, Aloysia triphylla (L'Hér.) Britton, Lippia citriodora (Lam.) Kunth, Lippia triphylla (L'Hér.) Kuntze, Verbena citriodora Cav., Verbena triphylla L'Hér., Zapania citriodora Lam.

Outros nomes populares: cedrina, cidrão, cidrilha, cidrilho, cidró, erva-luísa, falsa-erva-cidreira, lúcia-lima e salva-limão. Lemon verbena (inglês), hierba luisa (espanhol), verveine citronnelle (francês), vervena e erba cedrina (italiano).

ERVA SANTA‏‎ Editar

Aloysia gratissima (Gill. et Hook) Troncoso. - ERVA-SANTA

Nome científico: Aloysia gratissima (Gill. et Hook) Troncoso.

Família: Verbenaceae.

Sinônimos botânicos: Aloysia aff gratissima (Gill & Hook) Troncoso.

Outros nomes populares: alfazema-do-brasil, erva-da-graça, erva-de-nossa-senhora.

ALPÍNIA‏‎ Editar

Alpinia galanga (L.) Willd. - ALPÍNIA

Nome científico: Alpinia galanga (L.) Willd.

Família: Zingiberaceae.

Sinônimos botânicos: Alpinia calcarata Roscoe, Languas galanga (L.) Stuntz.

Outros nomes populares: galanga, gengibre-selvagem; galangal, greater galangal (inglês), galanga (espanhol, francês, italiano); galanga grande (casteliano), saphed-panaki-jhad (hindu), hung-tou-k’ou (chinês).

COLÔNIA‏‎ Editar

Alpinia zerumbet (Pers.) B.L. Burtt & R.M. Sm. - COLÔNIA

Nome científico: Alpinia zerumbet (Pers.) B.L. Burtt & R.M. Sm.

Família: Zingibees populares: alpinia, cana-do-brejo, cana-do-mato, cardamomo, cardamomo-do-mato, cardamomo-falso, colônia, falso-cardamomo, flor-do-paraíso, lírio-de-santo-antônio, jardineira, macaçá, macassá, noz-moscada, pacová, paco-seroca, vindi-caá helicondia.

DORIL‏‎ Editar

Alternanthera brasiliana (L.) O. Kunt. - DORIL

Nome científico: Alternanthera brasiliana (L.) O. Kunt.

Família: Amaranthaceae.

Sinônimos botânicos: Achyranthes bettzickiana (Regel) Standl., Achyranthes brasiliana (L.) Standl., Achyranthes capituliflora Betero, Achyranthes geniculata Pavon ex Moq., Achyranthes ramosissima Stand., Alternanthera dentata (Moench) Stuchlik ex R.E. Fries, Alternanthera jacquinii (SCHRADER) Alain, Gomphrena brasiliana L., Gomphrena brasiliensis (L.) Lam., Mogiphanes ramosissima Mart., Mogiphanes brasiliensis Mart., Mogiphanes straminea Mart., Telanthera bettzickiana Regel, Telanthera brasiliana Moq., Telanthera capituliflora Moq., Telanthera ramosissima Moq. Nota: tem botânico que não considera a Alternanthera dentata (e seus sinônimos botânicos) como a mesma espécie. A cor mais arroxeada e as tépalas mais curtas que as brácteas, são as principais diferenças.

Outros nomes populares: anador, melhoral, acônito-do-mato, caaponga, cabeça-branca, carrapichinho, carrapichinho-do-mato, ervanço, infalível, nateira, penicilina, perpétua, perpétua-do-brasil, perpétua-do-mato, quebra-panela, sempre-viva, terramicina.

Alternanthera ficoidea‏‎ Editar

Alternanthera ficoidea (L.) R. Br. - PRESUNTO-COM-OVOS

Nome científico: Alternanthera ficoidea (L.) R. Br.

Família: Amaranthaceae.

Sinônimos botânicos: Althernanthera bettzickiana (Regel) G. Nicholson, Althernanthera ficoidea (L.) P. Beauv.

Outros nomes populares: anador, aspirina, periquitinho, periquito-ameno.

PERIQUITINHO‏‎ Editar

Alternanthera pungens Kunth. - PERIQUITINHO

Nome científico: Alternanthera pungens H.B.K.

Família: Amaranthaceae.

Sinônimos botânicos: Achyranthes leiantha (Seub.) Standl., Achyranthes repens L., Alternanthera achyrantha var. leiantha Seub., Alternanthera echinata Sm., Alternanthera pungens fo. pauciflora Suess., Celosia echinata Willd. ex Roem. & Schult., Illecebrum achyrantha L., Illecebrum pungens (Kunth) Spreng., Telanthera pungens (Kunth) Moq.

Outros nomes populares: anador, periquitinho-de-espinho.

ALTÉIA Editar

Althaea officinalis L. - ALTÉIA

Nome científico: Althaea officinalis L.

Família: Malvaceae.

Sinônimos botânicos: não encontrado.

Outros nomes populares: malva-branca, malva-do-pântano, malvaísco, malvarisco; altea, bismalva, hierba cañamera, malvavisco e malbaxuri (espanhol); mauve blanche e guimauve (francês); altea comune (italiano); k'uei (chinês); risha-i-khinni e gulkhairo (hindú); common marsh-mallow, marshmallow, mortification root, sweet weed e wymote (inglês).

Wiki
Categorias principais