FANDOM


Votar consiste em manifestar preferência, a favor ou contra, uma proposta ou candidato a um cargo. A utilidade do voto dependerá de quanto a opção por um candidato melhor fará diferença, e da probabilidade de se fazer a opção certa, que depende da informação relevante possuída pelo eleitor e da sua capacidade de decisão.

O paradoxo e a utilidade do voto Editar

O paradoxo do voto, primeiramente proposto pelo economista Anthony Downs, refere-se ao fato de que a probabilidade de um indivíduo alterar o resultado de uma eleição é muito pequeno, e que portanto, de uma perspectiva individualista racional, o custo envolvido em escolher um candidato e votar supera o benefício esperado [1].

Alguns utilitaristas defendem esta posição, julgando que para a maioria dos indivíduos, votar não é uma decisão de bom custo-benefício utilitário, e que os recursos de tempo investidos nesta tarefa são melhores investidos em atuações utilitárias de maior impacto.

Entretanto há críticas a esta posição; um é que não há neutralidade política real, a consequência de não se votar é a eleição dos candidatos escolhidos pelos outros votantes. No cálculo é preciso se considerar todo a potencial influência que um indivíduo tem sobre outras pessoas (principalmente se ele for influente e seu meio não for especialmente informado, podendo chegar a dezenas de votos), é preciso se considerar o impacto que se pode ter em candidatos menos votados (por exemplo vereadores e deputados) para os quais o efeito individual é maior, é preciso considerar que abdicando-se desta decisão somente os interesses dos votantes serão representados, e que dependendo das condições específicas da eleição, o mal provocado por uma má opção ou abstensão pode ser muito grande.

Links Editar

Referências internas Editar

  1. Paradox of Voting - Wikipedia

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória