FANDOM

A definição de verdade é filosoficamente controversa, mas sob algumas hipóteses pode ser tomada como uma representação da realidade que corresponda a ela nos aspectos relevantes.

Utilitariamente a verdade tem valor à medida que favorece que os que a conheçam tomem decisões mais utilitárias. Agentes racionais tendem a tomar decisões mais otimizadas quanto mais representativas forem suas representações da realidade. Entretanto, pessoas não são completamente racionais, e fatores afetivos, viéses cognitivos e outros tipos de limitações racionais podem fazer com que saber mais diminua sua capacidade de tomar decisões melhores. Pode-se evitar o acesso a verdade também para se evitar a influência de outros valores do indivíduo sobre sua conduta.

A manipulação de crenças muitas vezes envolve um cálculo utilitário bastante complexo por ter consequências indiretas bastante difíceis de se prever com segurança. Iludir pessoas ou privá-las de saber a verdade limita sua capacidade de agir responsavelmente, ao mesmo tempo que evita efeitos de seus viéses, afetos e valores.

Veja também Editar