FANDOM

O vegetarianismo é uma dieta baseada em plantas e derivados (vegetais, frutas, massas, etc) geralmente incluindo também fungos (cogumelos), e excluindo carnes e derivados, porém normalmente incluindo leite, ovos e outros produtos derivados de animais (ovolactovegetarianismo).

Alguns utilitaristas, em especial os abolicionistas, criticam vegetarianos por consumir produtos animais, incentivando a sua produção e a exploração animal.

Nutrição vegetariana Editar

Uma dieta sem carne requer alguns cuidados nutricionais, especialmente em meios sociais onde isto não é um costume social bem estabelecido e a disponibilidade de alguns nutrientes na forma vegetal pode ser escassa.

Há diversos sites na Internet dedicados a indicar uma alimentação vegetariana saudável, como este:

Saúde Editar

Um estudo de 1999 reunindo dados de 5 estudos em países ocidentais concluiu que vegetarianos tem um risco menor de mortalidade do que onívoros e veganos, devido a uma diminuição do risco de doenças cardíacas isquêmicas [1].

Veja também Editar

Links Editar

ReferênciasEditar

  1. Timothy J Key, Gary E Fraser, Margaret Thorogood, Paul N Appleby, Valerie Beral, Gillian Reeves, Michael L Burr, Jenny Chang-Claude, Rainer Frentzel-Beyme, Jan W Kuzma, Jim Mann and Klim McPherson (September 1999). "Mortality in vegetarians and non-vegetarians: detailed findings from a collaborative analysis of 5 prospective studies". American Journal of Clinical Nutrition 70 (3): 516S–524S. PMID 10479225. Retrieved 30 October 2009.

Também no FANDOM

Wiki aleatória