FANDOM

Utilidade é um termo geral utilizado para especificar a quantidade que uma determinada ação resulta, considerando as preferências do agente. A unidade na qual é medida -- utilon -- é uma medida abstrata arbitrária, que assume um valor concreto somente quando as preferências do agente são determinadas por uma função de utilidade.

O conceito tem origem em estudos feitos em economia e teoria dos jogos, onde se mede quando uma commodity aumenta seu valor. Um exemplo claro é o dinheiro. O preço que uma pessoa está disposta a pagar a um produto irá depender da força de sua preferência para este determinado bem. Além disso, pagar uma quantia alta por algo indica que a pessoa possui um desejo forte por este objeto ou produto, isto é, que este produto possui uma alta utilidade para ele.

Afirma-se que é difícil quantificar a utilidade quando se lida com seres humanos -- principalmente pela complexidade das preferências e motivações em causa --. No entanto, agentes baseados em funções de utilidade são comuns em sistemas que empregam alguma forma de inteligência artificial. Entre os exemplos, pode-se citar os sistemas de navegação, onde o agente deve escolher qual a melhor ação, de acordo com a utilidade esperada.

Veja também Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória