Wiki Utilitarismo Prático
Advertisement

Transumanismo é um movimento cultural e intelectual que defende a alteração das capacidades humanas através do uso responsável da tecnologia. Entre os transhumanistas se encontram diversos grupos, com interesses e objetivos diferentes; o que une estas diversas visões é essencialmente o apoio às modificação das capacidades físicas e cognitivas.

Em um sentido abrangente, teorias semelhantes já vendo sendo defendidas a algum tempo, através de obras pensadores como La Mettrie, Bacon, Condorcet e outros [1]. Em períodos mais recentes,na obra de filósofos, cientistas e futuristas como V. Vinge, H. Moravec e N. Bostrom. 

Além disso,  o documento oficialnão se compromete com nenhuma posição política específica.  Sob a rúbrica do transhumanismo, se encontram defensores de teorias políticas de todo gênero.

Ética, Espiritualidade[]

Entre transhumanistas  há seguidores de diversas religiões, assim como os que não seguem religião alguma. Há budistas, cristãos, ateus, agnósticos etc. Se adotarmos a declaração transhumanista como ponto de partida,  pode-se obter uma definição mínima sustentada nos seguintes princípios: (i) liberdade morfológica e autonomia; (ii) bem estar dos seres sencientes, humanos e inumanos.

O  primeiro princípio diz respeito a liberdade do indivíduo decidir o que fazer com seu corpo.   O segundo visa atender os interesses dos seres sentientes, aplicações indiscriminadas e processor industriais por vezes não consideram isto, e geram consequências indesejáveis.

Principais críticas ao movimento transhumanista e suas respostas[]

Uma série de pensadores sugeriram que as idéias trashumanistas são perigosas e devem ser combatitas. Há quem afirme inclusive que é a idéia mais perigosa existente [2].  

Se admitirmos que em um sentido brando, todo ser humano deseja ser mais capaz, então não há motivo para alarde. A idéia já foi exposta antes, e pode ser pensada como uma extensão das idéias iluministas.

Outro objeção comum sugere que estamos a modificar a natureza humana, e isto é imoral. No entanto, natureza humana é um conceito vago, e não pode ser definido com precisão. Possivelmente há valores humanos os quais seria melhor manter, enquanto outros causadores de problemas, não. 

Referências[]

Advertisement