FANDOM

Transumanismo é um movimento cultural e intelectual que defende a alteração das capacidades humanas através do uso responsável da tecnologia. Entre os transhumanistas se encontram diversos grupos, com interesses e objetivos diferentes; o que une estas diversas visões é essencialmente o apoio às modificação das capacidades físicas e cognitivas.

Em um sentido abrangente, teorias semelhantes já vendo sendo defendidas a algum tempo, através de obras pensadores como La Mettrie, Bacon, Condorcet e outros [1]. Em períodos mais recentes,na obra de filósofos, cientistas e futuristas como V. Vinge, H. Moravec e N. Bostrom. 

Além disso,  o documento oficialnão se compromete com nenhuma posição política específica.  Sob a rúbrica do transhumanismo, se encontram defensores de teorias políticas de todo gênero.

Ética, EspiritualidadeEditar

Entre transhumanistas  há seguidores de diversas religiões, assim como os que não seguem religião alguma. Há budistas, cristãos, ateus, agnósticos etc. Se adotarmos a declaração transhumanista como ponto de partida,  pode-se obter uma definição mínima sustentada nos seguintes princípios: (i) liberdade morfológica e autonomia; (ii) bem estar dos seres sencientes, humanos e inumanos.

O  primeiro princípio diz respeito a liberdade do indivíduo decidir o que fazer com seu corpo.   O segundo visa atender os interesses dos seres sentientes, aplicações indiscriminadas e processor industriais por vezes não consideram isto, e geram consequências indesejáveis.

Principais críticas ao movimento transhumanista e suas respostasEditar

Uma série de pensadores sugeriram que as idéias trashumanistas são perigosas e devem ser combatitas. Há quem afirme inclusive que é a idéia mais perigosa existente [2].  

Se admitirmos que em um sentido brando, todo ser humano deseja ser mais capaz, então não há motivo para alarde. A idéia já foi exposta antes, e pode ser pensada como uma extensão das idéias iluministas.

Outro objeção comum sugere que estamos a modificar a natureza humana, e isto é imoral. No entanto, natureza humana é um conceito vago, e não pode ser definido com precisão. Possivelmente há valores humanos os quais seria melhor manter, enquanto outros causadores de problemas, não. 

Referências Editar

  1. Bostrom, N. A History of Transhumanist Thought . Journal of Evolution and Technology.
  2. Fukuyama, F. Transhumanism .Foreign Policy.

Também no FANDOM

Wiki aleatória