FANDOM

Suicídio é um tema complexo e que envolve muitas considerações. Primeiramente, uma grande parte das tentativas de suicídio são realizadas impulsivamente em momentos de pânico, desespero, raiva, tristeza ou depressão, e uma fração considerável dos sobreviventes não voltam a tentar novamente. Em casos como este pode ser considerado uma decisão bastante ruim num momento de irracionalidade.

Outro caso de suicídio é o de auto-eutanásia; numa perspectiva de alta probabilidade de sofrimento, não compensado por utilidade equivalente, o suicídio pode ser considerado racional (por exemplo em casos de doença terminal).

[1]

Algumas considerações importantes Editar

  • É bastante fácil se subestimar a utilidade do resto da vida, principalmente se está sob um estado de humor negativo ou sob um estado psicológico alterado (baixa auto-estima, delírios, paranoia, confusão, etc). Em casos de transtorno mental, há tratamentos específicos para casos graves, que devem ser tentados antes de um suicídio.
  • Há muitas opções que normalmente não consideramos, mas que são menos custosas do que suicídio, incluindo tratamentos alternativos para problemas psiquiátricos, mudança de meio social e mudanças radicais de estilo de vida.
  • Há diversos serviços de ajuda a pessoas desesperadas ou deprimidas pensando em se suicidar, eles podem ajudar (por exemplo, o CVV [2]).
  • Suicídio costuma ser fortemente traumatizante para pessoas próximas ou que presenciem o ato, muitas vezes causando grande sofrimento e sentimentos de culpa por muitos anos. Planejá-lo de maneira responsável pode prevenir enormemente estes danos.

Planejamento Editar

  • Considere seriamente todas as possíveis consequências sobre as pessoas próximas, principalmente cônjuge, filhos, pais e amigos, e também as não tão próximas, e tome todas as providências possíveis para evitar danos a elas. Pessoas próximas podem querer se suicidar querendo se juntar a pessoa que morreu.
  • Tome cuidado ao envolver outras pessoas, ajudar um suicídio é considerado crime em muitos países.
  • Escolha cuidadosamente o método, alguns métodos podem causar sérias lesões físicas (como tetraplegia) ou cerebrais (inclusive impedindo uma nova tentativa) ou ferir outras pessoas. Existem boas fontes de informação a respeito.
  • Deixe bastante claro seu motivo (por exemplo numa carta assinada e lacrada). Suicídios misteriosos podem ser confundidos com homicídios, ou podem gerar grandes conflitos, culpa e sofrimento desnecessários. Saber o motivo ajuda as pessoas próximas a aceitarem o que aconteceu.

Tratamento Editar

Embora a neurofisiologia do desejo de se suicidar não seja bem conhecida, ela parece estar frequentemente associada a dos estados depressivos e da inflamação cerebral, envolvendo glutamato e o ácido quinolínico [1]. Antidepressivos de ação rápida atuando em receptores de glutamato NMDA oferecem perspectivas promissoras para tratar depressão e prevenir suicídios.

Veja também Editar

Links Editar

ReferênciasEditar

  1. <a href="http://msutoday.msu.edu/news/2012/countering-brain-chemical-could-prevent-suicides/">Andy McGlashen, Lena Brundin. Countering Brain chemical could prevent suicides. Dec. 13, 2012.</a>

Também no FANDOM

Wiki aleatória