FANDOM

Muitos animais sofrem na natureza devido a fatores como predação, escassez de alimento e água, doenças, ferimentos, alterações climáticas, competição e brigas. Nas palavras de Richard Dawkins:

"A quantidade total de sofrimento por ano no mundo natural está além de qualquer contemplação decente. Durante o minuto que me toma para compor esta frase, milhares de animais estão sendo devorados vivos; outros estão correndo amedrontados para salvar suas vidas; outros são vagarosamente devorados por dentro por parasitas; milhares de todos os tipos estão morrendo de fome, sede e doenças."
-- Richard Dawkins, O rio que saía do Eden

O problema do sofrimento na natureza é brutalmente difícil de ser resolvido. Não há perspectiva de solução num prazo curto ou médio.

Além do sofrimento implicado no comportamento natural das espécies, como competição, infanticídio e predação, causas externas como ferimentos, doenças e falta de alimentos são bastante difíceis de serem controladas por intervenções humanas, além de não terem uma motivação econômica.

Algumas propostas paliativas seriam a criação de reservas ecológicas monitoradas e a engenharia de ecossistemas, de forma a criar ambientes menos nocivos aos animais.

Propostas de soluções definitivas seriam a reprogramação genética dos animais alterando seus comportamentos ou os insensibilizando a dor (ou pelo menos diminuindo sua quantidade), e a sua extinção até encontrarmos uma forma de resolver o problema. A solução da extinção é considerada muito radical por muitos defensores dos animais.

Quantidade de sofrimento na natureza Editar

Número de animais, número de filhos por gestação, tempo entre gestações

  • Estratégias r

Por causa Editar

Predação (não humana) Editar

[1]

Doenças Editar

Infecção, doenças genéticas, câncer, etc.

Perda de habitat e mudanças climáticas Editar

Escassez de alimentos Editar

Escassez de água Editar

Competição Editar

Intoxicação Editar

Acidentes Editar

Infanticídio Editar

Veja também Editar

LinksEditar

Em inglês Editar