FANDOM

Muitos animais sofrem na natureza devido a fatores como predação, escassez de alimento e água, doenças, ferimentos, alterações climáticas, competição e brigas. Nas palavras de Richard Dawkins:

"A quantidade total de sofrimento por ano no mundo natural está além de qualquer contemplação decente. Durante o minuto que me toma para compor esta frase, milhares de animais estão sendo devorados vivos; outros estão correndo amedrontados para salvar suas vidas; outros são vagarosamente devorados por dentro por parasitas; milhares de todos os tipos estão morrendo de fome, sede e doenças."
-- Richard Dawkins, O rio que saía do Eden

O problema do sofrimento na natureza é brutalmente difícil de ser resolvido. Não há perspectiva de solução num prazo curto ou médio.

Além do sofrimento implicado no comportamento natural das espécies, como competição, infanticídio e predação, causas externas como ferimentos, doenças e falta de alimentos são bastante difíceis de serem controladas por intervenções humanas, além de não terem uma motivação econômica.

Algumas propostas paliativas seriam a criação de reservas ecológicas monitoradas e a engenharia de ecossistemas, de forma a criar ambientes menos nocivos aos animais.

Propostas de soluções definitivas seriam a reprogramação genética dos animais alterando seus comportamentos ou os insensibilizando a dor (ou pelo menos diminuindo sua quantidade), e a sua extinção até encontrarmos uma forma de resolver o problema. A solução da extinção é considerada muito radical por muitos defensores dos animais.

Quantidade de sofrimento na natureza Editar

Número de animais, número de filhos por gestação, tempo entre gestações

  • Estratégias r

Por causa Editar

Predação (não humana) Editar

[1]

Doenças Editar

Infecção, doenças genéticas, câncer, etc.

Perda de habitat e mudanças climáticas Editar

Escassez de alimentos Editar

Escassez de água Editar

Competição Editar

Intoxicação Editar

Acidentes Editar

Infanticídio Editar

Veja também Editar

LinksEditar

Em inglês Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória