FANDOM

Slacktivismo, ou ativismo de sofá, são medidas de suporte a uma causa envolvendo um custo ou esforço muito baixo, como compartilhar uma informação em redes sociais ou assinar petições online. Tem sido uma técnica crescentemente usada para divulgação de causas.

O slacktivismo teria efeitos positivos ao gerar rápida propagação de informações por meio de redes sociais, funcionando como um tipo de publicidade, podendo assim recrutar apoiadores rapidamente, além de sinalizar socialmente o apoio a uma causa, facilitando a identificação de apoiadores para colaboração e influenciado outras pessoas. Ela também pode ter influência política à medida que a sua popularidade sinaliza uma preferência política podendo ser aproveitada por governantes.

A eficácia do slacktivismo em diferentes tipos de ativismo ainda não é clara, com evidências favoráveis em alguns casos, como no caso do terremoto do Haiti de 2010 [1], e outros tipos de arrecadação para caridade em pouco tempo.

Críticos questionam se o slacktivismo não diminui a participação em formas mais ativas e eficazes de ativismo, ao gerar a sensação de participação sem necessariamente ser efetiva.

Links Editar

Ver também Editar

ReferênciasEditar

  1. Haiti quake relief: How technology helps. Pete Cashmor. January 14, 2010

Também no FANDOM

Wiki aleatória