FANDOM

Singularidade tecnológica é o nome dado a um possível momento no futuro da humanidade onde mudanças drásticas ocorreriam devido ao surgimento de uma tecnologia específica ou do aperfeiçoamento de alguma tecnologia já existente. Não há consenso a respeito da maneira que a singularidade ocorrerá, no entanto, pode-se dividir inicialmente entre três escolas da singularidade [1]:

n  Mudança Acelerada: As alterações futuras irão ocorrer em uma velocidade maior do que vem ocorrendo, assim como as de hoje são em relação ao passado. Estas mudanças seguiriam uma função exponencial, e se retroalimentaria gerando novas mudanças. Principal defensor: Ray Kurzweil.

n  Horizonte de Eventos:  Haverá um ponto no futuro onde uma superinteligência irá surgir, e a partir deste ponto não podemos prever seja o que for, pois teríamos de ser superinteligentes também. Principal defensor: Vernor Vinge.

n  Explosão de Inteligência:  A inteligência é a fonte criadora de todas as tecnologias. A tecnologia pode criar inteligências superiores as humanas, então assim fecha-se o ciclo e um feedback positivo se estabelece. Estas alterações ocorrem – não necessariamente seguindo um avanço exponencial -- até atingir um ponto crítico, criando assim uma superinteligência. Principal defensor: Eliezer Yudkowsky.

Estes três abordagem comungam da idéia de que as alterações irão ocorrer de forma rápida e à partida, sem um controle central. Por outro lado, uma versão diferente destas é defendida por Robin Hanson [2], o qual sugere que outras singularidades ocorreram no passado: a inclusão da agricultura, o processo de industrialização. Neste sentido, as alterações que estã por vir seriam apenas o prosseguimento de uma tendência que já vem ocorrendo.

Ademais, não há um lei que consiga prever com exaditão quando esta superinteligência irá surgir, e nem quais as tecnologias envolvidas. 

A possibilidade de uma singularidade tecnológica tem enorme importância utilitária pois pode determinar potencialmente todo o futuro da humanidade, uma vez que podemos perder o controle sobre o que ocorrerá depois dela.

Referências Editar

  1. Yudkowsky, E. Three Major Schools
  2. Hanson, R. Economics of the Singularity. IEEE Spectrum.

Também no FANDOM

Wiki aleatória