FANDOM

Seduzir é o processo de gerar interesse sexual em alguém. Estratégias de sedução, voluntárias ou não, são parte do comportamento sexual e social dos seres humanos, que é em grande parte permeado por processos emocionais de atração e interesse sexual.

Seduzir traz questões éticas à medida que produz males e bens às pessoas envolvidas. Ao mesmo tempo que a atração sexual traz benefícios ao relacionamento, possibilitando um relacionamento sexual satisfatório, intimidade física, prazer e sentimentos de aceitação, o interesse sexual gera uma dependência emocional da pessoa seduzida, que pode ser usado para controlá-la e fazê-la submissa aos interesses de alguém, gerando uma relação de abuso.

Sentimentos de atração são muitas vezes acompanhados de expectativas e desejos de relacionamento afetivo e de longo prazo, que podem causar sofrimento quando não correspondidos, o manejo destas expectativas é um aspecto importante para que a relação não cause sofrimento.

Além disso, o processo de sedução muitas vezes envolve a produção de uma imagem idealizada, quando não deliberadamente falsa, com a finalidade de impressionar a pessoa, o que cria a possibilidade de decepção e desilusão à medida que esta imagem for desfeita.

A sedução é especialmente problemática quando o relacionamento potencial é prejudicial a pessoa, gerando angústia ou problemas sociais, ou quando atrapalha outros relacionamentos, podendo assim causar as perdas decorrentes do fim do relacionamento.

Também no FANDOM

Wiki aleatória