FANDOM

Apesar de ser uma prática comum, socialmente convencional e muitas vezes feita sem qualquer planejamento, reproduzir-se envolve vários aspectos eticamente importantes além dos normalmente envolvidos em ter filhos, como ser apto e estar disposto a criá-los de forma feliz e saudável despendendo a quantidade de tempo, energia e dinheiro necessária, protegê-los, habilitá-los e ajudá-los a enfrentar as muitas dificuldades que a vida oferece da melhor forma possível, ser afetivamente capaz de se dedicar e sacrificar por eles, proporcionar-lhes recursos materiais, afetivos e intelectuais até que sejam capazes de viver por conta própria, etc. Reproduzir-se envolve gerar um novo ser humano e colocá-lo no mundo para enfrentar todas as dificuldades e benefícios que ele tem a oferecer, transmitindo a ele os genes (e com eles muitos caracteres hereditários) seus e da outra pessoa, com todas as possíveis dificuldades e complicações de uma gravidez e gestação , e garantir a proteção e cuidados cruciais nos primeiros meses de vida.

É bom gerar filhos? Editar

Esta questão é um pouco controversa entre utilitaristas. Embora a maioria dos utilitaristas não aceite o argumento da conclusão repugnante, alguns a aceitam, e a usam como argumento de que enquanto a utilidade individual esperada for positiva, a utilidade total provavelmente cresce com o número de indivíduos.

Entretanto, a maioria dos utilitaristas é mais conservador neste aspecto, e acha que não temos a obrigação utilitária de aumentar a população, e em particular, de fazê-lo com nossos genes, a não ser que sua qualidade seja significativamente acima dos da população (veja eugenia e disgenia).

Assim sendo, os recursos usados para criar um filho geneticamente aparentado, podem ser mais utilitariamente usados para criar um filho alheio adotado, desde que o indivíduo seja capaz de criá-lo de forma adequada tanto materialmente como intelectualmente e afetivamente.

Ter filhos seus vs. adotar Editar

Herdabilidade Editar

Fertilidade e métodos de concepção Editar

Ferlitização in vitro e seleção de embriões Editar

Gravidez Editar

Veja gravidez e gestação .

Aborto Editar

Veja aborto.

Veja também Editar

Links Editar

Referências internas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória