FANDOM


A produção de carne e produtos animais é uma atividade econômica importante em muitos países do mundo, devido a grande demanda por estes produtos. Produtos de origem animal como carne, ovos, leite e derivados, couro, mel, e outros, podem ser obtidos de populações selvagens (caça e pesca), criações de pequeno porte (caseiras) ou de escala industrial (extensiva ou intensiva).

Utilitariamente devem ser analisados a quantidade do produto por animal, o bem-estar e sofrimento total na vida destes animais, envolvidos na sua vida cotidiana, no seu tratamento e abate, sua saúde e tempo de vida, e comparados à utilidade do uso dos mesmos recursos em outra atividade, incluindo outros tipos de agricultura e pecuária e os seres vivos que ocupariam o mesmo terreno. Também é necessário analisar efeitos ecológicos diretos e indiretos, como extinção e diminuição do pool genético, contaminação de espécies selvagens, desflorestamento, produção de gases estufa e poluição da água. E finalmente, é necessário pensar nos efeitos sociais como o efeito sobre o preço dos alimentos, o desenvolvimento e bem-estar das comunidades vizinhas, e outros efeitos na economia e bem-estar da sociedade em geral, bem como no consumo de produtos animais e na conscientização da sua importância ética.

Considera-se nas questões de bem-estar os animais sencientes, que atualmente são reconhecidos os vertebrados, e também alguns artrópodes e moluscos (mais controversos). Uma declaração de 2012 assinada por diversos especialistas no estudo de consciência afirma que: "o peso da evidência indica que humanos não são únicos em possuir os substratos neurológicos que geram a consciência. Animais não-humanos, incluindo todos os mamíferos e aves, e muitas outras criaturas, incluindo polvos, também possuem estes substratos neurológicos.". A declaração também descreve e discrimina as evidências atuais de consciência em diferentes clados animais [1].

Veja Consumo de carne e produtos animais para mais informações a respeito das posições utilitaristas a respeito de consumir estes produtos.

Este artigo apresenta informação factual sobre o bem-estar dos animais no processo de produção, e também as consequências ambientais.

Frangos Editar

Em 2011, havia 19,9 bilhões de frangos no mundo criados para produção de carne e ovos [2], com maiores estoques na China (4,6 bi) e EUA (2,1 bi) [3].

O número de frangos abatidos para consumo em 2011 foi de aproximadamente 57,4 bilhões [3], com os maiores produtores sendo EUA (8,6 bi), China (8,53 bi), União Europeia (6,37 bi) e Brasil (5,1 bi), que são também os maiores consumidores, com 18,2%, 19%, 12,4% e 8,3% do consumo (em 2007 [4]).

Criação Editar

Veja avicultura para mais detalhes [1] [2]

Métodos de produção Editar

Granjas intensivas Editar

Cerca de 3% dos frangos criados em granjas intensivas morrem por estresse e outras complicações de confinamento.

http://www.chooseveg.com/ohio-fresh-eggs.asp http://www.countinganimals.com/is-vegan-outreach-right-about-how-many-animals-suffer-to-death/

Carne Editar

Ovos Editar

[3]

http://news.distractify.com/beth-buczynski/perdue-factory-chicken-farming/?v=1

Tempo de vida Editar

Animais de produção geralmente são mortos cedo, antes da metade do seu tempo de vida natural, geralmente com alguns meses de vida ou poucos anos [4].

Pintos Editar

Uso de hormônios Editar

Uso indiscriminado de antibióticos Editar

O uso de antibióticos de forma indiscriminada (por exemplo adicionados na comida) em frangos, porcos e bovinos tem provocado o surgimento de bactérias resistentes a antibióticos capazes de contaminar humanos e de difícil tratamento [5], um fenômeno reconhecido desde os anos 70. http://en.wikipedia.org/wiki/Chicken_%28food%29#Antibiotic_resistance

Confinamento Editar

Mutilação sem anestesia Editar

Abate Editar

Maus-tratos Editar

Uso de Roxarsone Editar

http://en.wikipedia.org/wiki/Chicken_%28food%29#Use_of_Roxarsone_in_chicken_production

Bem-estar Editar

Codornas Editar

[5]

Perus Editar

Em 2011, havia 463 milhões de perus no mundo criados para produção de carne, com o maior estoques nos EUA (248 milhões). Veja o site da FAO para dados mais atualizados [6].

Patos Editar

Porcos Editar

Criação Editar

O uso de antibióticos de forma generalizada (normalmente dados na alimentação) na criação de suínos deu origem a uma linhagem resistente a antibióticos da bactéria Staphylococcus aureus [6].

[7]

Celas de gestação Editar

[7]

Abate Editar

BovinosEditar

Estima-se que o rebanho bovino seja responsável por cerca de 9% das emissões de gases estufa globais [8].

O rebanho bovino inclui bois, vacas, novilhos e búfalos.

[8]

Bem-estar de bovinos Editar

Gado de corte Editar

Criação extensiva Editar

A criação extensiva de bovinos de corte é considerada uma das de melhores índices de bem-estar, e uma das mais bem pesquisadas.

Criação intensiva Editar

Métodos de abateEditar

[9]

Leite Editar

Criação do gado leiteiro Editar

[10]

Bezerro Editar

[11]

Couro Editar

Ovinos Editar

Caprinos Editar

Visons Editar

[12]

PeixesEditar

Veja Pesca e criação de peixes e cálculo utilitário da vida e consumo de peixes .

Pesca predatóriaEditar

SobrepescaEditar

[13][14]

Métodos de pesca inespecíficosEditar

Métodos de pesca como rede-de-cerco e rede de palagre, dependendo do local, capturam outras espécies além de peixes, como tartarugas e golfinhos [9].

Pesca esportivaEditar

Pesca no marEditar

Pesca em riosEditar

AquaculturaEditar

PisciculturaEditar

MoluscosEditar

O grupo de defesa animal escocês Advocates for Animals publicou uma revisão em 2005 a respeito das evidências de dor em cefalópodes [10].

Lula (ordem Teuthida)Editar

[15]

Polvo (ordem Octopoda)Editar

[16]

Ostras Editar

Embora tenham um sistema nervoso ganglionar, não há evidências de que ostras possam sentir dor, embora a falta de uma teoria geral da senciência impeça de se afirmar isto categoricamente [11][12].

ArtrópodesEditar

CrustáceosEditar

O grupo de defesa animal escocês Advocates for Animals publicou uma revisão em 2005 a respeito das evidências de dor em crustáceos decápodes (que incluem camarões, carangueijos e lagostas) [13].

Camarão (ordem Decapoda) Editar

[17]

Carangueijos (infraordem Brachyura) Editar

Experimentos com carangueijos mostram que eles evitam abrigos onde tomam choques [14], saem de conchas onde tomam choques, mas hesitam mais em sair de conchas melhores e suas respostas são atenuadas por analgésicos [15].

Lagostas (família Nephropidae) Editar

[18]

InsetosEditar

Abelhas e melEditar

Veja também Editar

LinksEditar

ReferênciasEditar

  1. Philip Low et al. The Cambridge Declaration on Consciousness, july 7, 2012
  2. Global livestock counts - The economist
  3. 3,0 3,1 Production Live Animals - FAOSTAT
  4. FAO Food outlook, june 2008, veja também FAO Animal production and health
  5. Agriculture industry science denial? - Erik Kroh, Remapping debate, junho 2008.
  6. Lance B. Price et al. Staphylococcus aureus CC398: Host Adaptation and Emergence of Methicillin Resistance in Livestock. 21 February 2012 mBio vol. 3 no. 1.
  7. McDonald's: Diga não à crueldade contra as porcas
  8. Mitigating climate change: the role of domestic livestock. M. Gilla, P. Smitha and J. M. Wilkinson. animal / Volume 4 / Issue 03 / March 2010, pp 323-333
  9. Atum - Aspectos ambientais e plítico comerciais associados ao Atum - Wikipédia
  10. Cephalopods and decapod crustaceans: their capacity to experience pain and suffering. Advocates for Animals. 2005.
  11. Do oysters feel pain? - The Naked Scientist
  12. Christopher Cox. Consider the oyster - Slate, April 7, 2010.
  13. Cephalopods and decapod crustaceans: their capacity to experience pain and suffering. Advocates for Animals. 2005.
  14. Magee, B. and Elwood, R. W. (2013). Shock avoidance by discrimination learning in the shore crab (Carcinus maenas) is consistent with a key criterion for pain. J. Exp. Biol. 216, 353-358.
  15. Pain experience in hermit crabs? Robert W. Elwood, , Mirjam Appel. Animal Behaviour Volume 77, Issue 5, May 2009, Pages 1243–1246

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória