FANDOM

Procrastinar é adiar sistematicamente tarefas que você planeja fazer, frequentemente porque são desagradáveis, trabalhosas, ou porque há muitas distrações mais interessantes.

A procrastinação é causada pela rejeição a fazer algo indesejado, associada a uma tendência cognitiva a darmos menos valor a coisas que estão distantes no tempo (desconto de futuro) e um valor alto às coisas que são imediatas, isto faz com que planos importantes de longo prazo sejam comprometidos por distrações muito menos importantes.

Estudos [1] mostram que a capacidade de adiar gratificação (esperar mais para receber algo maior) é um grande fator de sucesso (ver por exemplo [2]).

Consequências da procrastinação Editar

  • Estresse de última hora.
  • Fazer coisas de última hora frequentemente tem vários imprevistos. Isto pode comprometer bastante o resultado final.

Evitando procrastinação Editar

Organização do ambiente Editar

  • Mantenha seu ambiente de trabalho limpo e livre de distrações. Avise outras pessoas e feche MSN, facebook e outros sites. Desfavoreça interrupções.
  • Decida o que fazer com cada coisa que encontrar, se vai usá-la agora, depois (vai pra lista de afazeres) ou se não vai usá-la. Não deixe de decidir.

Organizando e priorizando tarefas Editar

  • Crie prazos fictícios antes do prazo real. Fazer as coisas um pouco antes da última hora é muito melhor do que fazer na última hora.
  • Faça primeiro as coisas importantes, começando pelas urgentes, e depois as não importantes, não faça as coisas não importantes urgentes primeiro!
  • Faça planos e mude-os conforme o necessário.
  • Divida tarefas grandes em pequenas tarefas concretas.
  • Faça as coisas mais desagradáveis primeiro!.

Proteja o tempo e a disposição para realizar Editar

  • Reserve um tempo suficiente e proteja-o de distratores e compromissos. Procure marcar num período do dia em que você tenha disposição suficiente para realizar a tarefa. Durma bem no dia anterior.

Mentalize Editar

  • Mentalize o seu objetivo, o seu estado atual e os próximos passos para atingi-lo.
  • Contextualize a tarefa em relação ao seu objetivo maior, para que você está a realizando, qual o sentido dela.
  • Se comprometa a cumprir uma meta específica quando começar a tarefa.

Planilha de tempo Editar

Caso seja necessário, pode-se usar controles mais precisos de tempo:

  • Faça um controle do seu tempo, monitore o que você está fazendo e anote numa folha a cada meia hora. Analise para ver como está o utilizando e o que poderia mudar.
  • Conte o número de minutos ou horas que efetivamente foi dedicado a um projeto durante a semana. Use um cronômetro se quiser.
  • Faça estes controles periodicamente (a cada 2 meses por exemplo).

Procrastinação estruturada Editar

Muitas pessoas não conseguem evitar a procrastinação, mesmo se esforçando e tomando diversas providências; uma possibilidade para evitar que ela cause muitos problemas é tentar usá-la a seu favor. Algumas pessoas conseguem ser altamente produtivas desenvolvendo esta técnica.

A idéia da procrastinação estruturada é de que é possível se procrastinar uma tarefa A fazendo uma tarefa B que também é produtiva. Ela parte da observação de que frequentemente se procrastina fazendo coisas, e não simplesmente ficando parado. Basta então que se faça coisas que são em algum grau produtivas e desejáveis, mas que não sejam a coisa que se está mais interessado em fazer. Realiza-se tarefas desinteressantes como uma forma de evitar outra tarefa ainda mais desinteressante.

Veja mais em [3] e [4]

Links externos Editar

Em inglês Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória