FANDOM

Infelizmente a maioria dos seres até hoje morreu e apesar de grandes avanços tecnológicos na área de longevidade, rejuvenescimento e pós-humanidade, a morte involuntária ainda é uma condição bastante provável às gerações atuais.

Embora uma parte considerável das pessoas morra acidentalmente ou de maneira imprevisível, muitas morrem de doenças que se agravam aos poucos, ou já idosas, permitindo um planejamento do período final da vida e de como morrer.

Este artigo discute algumas possibilidades e considerações a serem feitas a respeito do final da vida, para que ocorra de maneira menos sofrida e problemática para a pessoa e seus conhecidos.

Final da vida Editar

Veja riscos de doenças, acidentes e morte.

Há pelo menos 4 cenários importantes de se considerar:

  • Uma morte em idade avançada, com saúde estável.
  • Uma morte em idade avançada, com saúde degenerando gradualmente.
  • Uma morte em idade jovem ou média, devido a doença grave (por exemplo, câncer).
  • Uma morte planejada (eutanásia) após acidente ou doença fortemente debilitante.

Considerações e planos Editar

Resolva problemas e avise pessoas queridas Editar

  • Cuide de questões práticas, burocráticas e materiais enquanto você ainda tem capacidade intelectual para fazê-lo, peça assistência de alguém de confiança se necessário.
  • Encontre e avise pessoas queridas da sua condição, para que possam se despedir enquanto você ainda é capaz e é possível.

Bens materiais, projetos e intenções Editar

  • Deixe uma carta testamento assinada e preferencialmente registrada em cartório. Disputas de herança são uma grande fonte de conflitos familiares.
  • Deixe claro suas intenções e o que quer que seja feito com você no fim de sua vida e com seu corpo após morrer, de preferência por escrito. Designe pessoas que serão responsáveis pela sua realização (de preferência após falar com elas).
  • Não faça planos mirabolantes, especialmente envolvendo atividades ilegais, é provável que eles não se realizem e pode incriminar outras pessoas.

Localização Editar

  • Decida onde quer passar o fim de sua vida, preferencialmente um lugar próximo a um hospital, onde se sinta bem e onde não vá ter problemas de locomoção.

Hospitalização Editar

  • Idas ao hospital podem ser frequentes, mantenha documentação relevante (plano de saúde, histórico médico, exames, lista de remédios, alergias, restrições alimentares) separada e em local facilmente disponível.

Cuidadores Editar

  • Pessoas frequentemente necessitam de cuidadores, especialmente em casos de doenças. Designe pessoas de confiança que tenham disponibilidade, busque profissionais qualificados e confiáveis se necessário.

Criogenia Editar

Veja criogenia humana.

Corpo e órgãos Editar

Veja doação de órgãos.

Eutanásia e suicídio Editar

Veja eutanásia e suicídio.

Veja também Editar

Links Editar

Em inglês Editar

Referências Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória