FANDOM

A pesquisa científica de diferenças entre grupos sociais é um tema bastante controverso pois ao mesmo tempo em que gera conhecimento sobre a condição e estado de diferentes populações, e entender suas causas, teme-se que seja também usado para discriminá-las e agravar opressão, preconceitos e intolerâncias, e desencorajar os indivíduos dos grupos em desvantagem a melhorarem sua condição.

Diferenças sociais tem causas biológicas e sociais, cuja determinação é bastante controversa pelos interesses políticos envolvidos.

Entre temas especialmente controversos estão diferenças entre grupos étnico-raciais, políticos ou religiosos, diferenças sexuais, diferenças entre ricos e pobres e diferenças de inteligência, cognição e comportamento social.

Vieses e controvérsia na pesquisa de diferenças sociais Editar

Natureza vs. criação Editar

Uma das maiores controvérsias é se as diferenças observadas entre grupos são derivadas de diferenças biológicas (causadas por genes e hormônios) ou ambientais (causadas por fatores sociais e históricos como nutrição, criação dos pais, educação, hábitos e história de vida).

A participação de fatores biológicos e ambientais varia muito de acordo com a característica em questão, e geralmente há a participação dos dois, embora há casos extremos em que um dos dois predomina. A investigação da participação relativa de cada componente pode ser feita por meio de estudos de gêmeos (univitelinos vs. bivitelinos, criados juntos ou separados) e por estudos multiculturais, que permitem distinguir a influência de diferenças genéticas e de diferenças ambientais, assim como quais características não variam entre diferentes grupos de seres humanos.

A identificação de quais fatores são responsáveis pela determinação de características permite explicar as diferenças e como tentar mudá-las se for de conveniência. Ou, a inviabilidade de mudá-las, e sugerir direções de pesquisa sobre como lidar com elas.

Essencialismo e flexibilidade Editar

Um debate relacionado é se estas características são fixas ou podem mudar por meio políticas públicas, ação afirmativa, programas sociais, tratamentos médicos, etc. Ainda não é possível se mudar substancialmente a maior parte das características de causa biológica, exceto em casos bem específicos, usando tratamentos como terapia hormonal e cirurgia, de maneira que características mais influenciadas pelo ambiente tendem a ser mais flexíveis. A determinação do componente ambiental é uma média, e não quer dizer que o caractere não possa ser mudado da proporção ambiental, apenas que em média as pessoas variam naquela proporção. Medidas mais direcionadas para alterar o caractere podem apresentar efeitos diferentes.

Causas vs. diferenças atuais Editar

Magnitude e relevância das diferenças Editar

Utilidade da pesquisa científica de diferenças sociais Editar

Efeitos positivos e negativos Editar

Políticas públicas, saúde, educação, etc.

Divulgação sensacionalista, estereotipização, chauvinismo.

Veja também Editar