FANDOM

O paradoxo da escolha é a constatação de que, em diversos contextos, o excesso de opções gera ansiedade , frustração , indecisão e insatisfação, contrariamente a ideia de que mais liberdade leva sempre a maior bem-estar .

Barry Schwartz identifica alguns processos cognitivos que nos levam ao paradoxo da escolha:

  • Remorso do comprador: A saliência do custo de oportunidade de opções alternativas gera remorso por não se ter feito a melhor opção.
  • Aumento de expectativas: A multiplicidade de opções leva a um aumento de expectativas sobre a satisfação esperada, que muitas vezes são frustradas.
  • Responsabilidade e culpa: Mais escolhas implicam em maior responsabilidade causal sobre as consequências delas, o que gera mais angústia de responsabilidade e sentimentos de culpa por escolhas mal sucedidas.
  • Paralisia de análise: A dificuldade de processar todas as opções (custo decisional) e o custo de escolher a opção errada gera ansiedade e estresse e a evitação da decisão, muitas vezes levando a perdas.

Referências Editar

Veja também Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória