FANDOM


Operações de bandeira falsa são atividades feitas de forma a dar a impressão que foram realizadas por outra pessoa ou grupo, geralmente com a finalidade de difamação, incriminação ou justificação de retaliação ou de auto-defesa. Podem ser feitas tanto por órgãos governamentais (para justificar guerra, por exemplo), como por entidades privadas (sabotagem industrial, por exemplo), como por indivíduos.

Operações de bandeira falsa são uma estratégia não tão incomum em disputas internacionais e serviços secretos, e ocorrem mesmo em disputas comerciais. Seu uso envolve o risco de denúncia pública da operação, o que pode comprometer seriamente a reputação do autor real já que seu uso é geralmente considerado desonesto e injusto.

Operações de bandeira falsa são usadas tanto para ataque como para contra-ataque (por exemplo para identificar inimigos escondidos).

Alguns tipos comuns de bandeira falsa:

  • Guerra: Ataques planejados para justificação de guerra, de políticas mais agressivas e de auto-defesa, difamação de inimigos.
  • Serviço secreto: Atividade criminosa ou terrorista falsa para recrutar potenciais terroristas e seus contatos [1].
  • Política: Denúncias falsas de corrupção, propaganda irregular ou má administração usadas para difamação. Atos ou publicidade imoral forjada feita em nome de um movimento.
  • Empresas: Difusão de denúncias e propagandas falsas para difamação.
  • Indivíduos: Crimes forjados para incriminar outra pessoa.

Referências externasEditar

Referências internas Editar

  1. Terrorist plots, hatched by the F.B.I - The New York Times, David K. Shipler, 2012.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória