FANDOM

Mindfulness (às vezes chamado de mente plena) é um estado mental de atenção e conscientização (awareness) do momento presente, com uma atitude de aceitação, curiosidade e não-julgamento [1].

O estado mindful é o de se estar presente no que se está fazendo, e ciente e curiosos sobre o que está ocorrendo dentro e fora de si, sem julgar. Significa aceitar a experiência como é, mesmo que não se goste dela. A prática deste estado mental permite evitar o distanciamento das experiências, comportamentos e hábitos automáticos viciosos, julgamentos automáticos das coisas como ruins, e o foco excessivo em experiências passadas ou expectativas futuras, ao invés do presente [1].

Mindfulness é um conceito do zen-budismo que tem sido estudado recentemente no ocidente por evidências de que é eficaz na diminuição de ansiedade e no aumento de bem-estar. Estudos de psicologia e neurociência tem apontado que a prática de meditação mindful melhora os níveis de bem-estar, estabilidade emocional, diminui estresse, aumenta concentração e auto-percepção [1].

Meditação mindful Editar

A forma mais comum de treinamento de mindfulness é a meditação mindful, a prática de engajamento com a experiência presente de forma compassiva, ciente e não-reativa. Consiste em se manter sentado ou deitado num nível moderado de relaxamento por períodos de tempo (de 15 minutos a horas), prestando atenção na respiração, sensações físicas e sons ambientais. Ao se perceber distraído por pensamentos e sensações incômodas, elas são observadas e aceitas, sem esforço para mudá-las, e retorna-se a atenção a respiração. Com o tempo, a atitude mindful passa a emergir ao longo do dia em situações estressantes ou difíceis [1].

Veja também Editar

Links Editar

Referências Editar

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Can Mindfulness Make You Happier? Sarah Roberts. Wednesday, November 14, 2012

Também no FANDOM

Wiki aleatória