FANDOM


É atitude da pessoa que atende aos interesses de indivíduos de uma espécie em detrimento dos de outras, discriminando animais sencientes de maneira injustificada, seja utilizando estes animais para fins produtivos, seja por pura diversão. Um dos principais combatentes do especismo é o filósofo Peter Singer, no livro Libertação Animal(1975), ele defende que a diferença existente entre nós e várias outras espécies não justifica o tratamento dado a elas. Por este motivo, Singer defende uma dieta vegana, sem consumo de carne nem de produtos derivados de indústrias que realizam experimentos com animais não-humanos.

Outro defensor do veganismo e da abolição do sofrimento em geral é o transhumanista David Pearce. Ele defende que não só o tratamento que damos aos animais deve ser modificado, como também aquele existente entre os próprios animais (veja Intervenções utilitárias na natureza). Nesta perspectiva a caça interespecífica deve ser eliminada, pois assim como nós, outras espécies possuem a capacidade de sentir dor, submetendo-se a experiências horríveis diariamente. Para solucionar esta situação, David afirma que devemos através da engenharia genética, retirar dos animais carnívoros a tendência para atacar e matar suas presas, e substituir o consumo tradicional por carnes artificiais.

Veja também Editar

Links Editar

Em português Editar

Em inglês Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória