FANDOM

Conhecer o seu tipo de cabelo é um passo importante na hora de comprar a escova.

Cabelo crespo: se seu cabelo é afro ou está sensibilizado por processos químicos e você deseja alisar ou modelar os fios, opte por escovas com cerdas mistas; se o objetivo é cachear, a escolha deve ser uma escova com cerdas de náilon com diâmetro menor para uma melhor definição dos cachos.

Lembre-se que a escova não deve puxar o cabelo, mas oferecer uma boa tração. As escovas com cerdas no sentido diagonal tracionam melhor. As cerdas com tamanhos diferentes (alto e baixo) também são indicadas, pois também tracionam melhor.

Não escolha escovas com bolinhas nas pontas, pois elas danificam os cabelos sensíveis.

No dia a dia prefira usar o pente largo, pois não danifica o cabelo crespo. Deixe para usar a escova apenas na hora de modelar.

Cabelo ondulado: se a intenção é alisar, escolha as escovas com cerdas mistas, dupla altura e bolinha nas pontas; se deseja modelar, a escova deve ser com cerdas de náilon; se quer deixar um look com fios cacheados, o ideal são as escovas com cerdas de náilon e diâmetros menores, que facilitam a definição dos cachos.   

Cabelo liso: para modelar cabelos orientais ou indígenas, grossos e resistentes, escolha as escovas de cerdas de náilon com ou sem bolinhas nas pontas.

Cabelo fino: prefira as redondas com certas mistas de javali e náilon. Evite as com bolinhas nas pontas, pois podem quebrar os fios mais sensíveis.(7) Lembre-se que a escova não pode grudar muito nos fios para não quebrá-los.

Cabelo grosso e liso: os fios mais resistentes aguentam as cerdas que possuem bolinhas nas pontas. A tração da escova para esticar os fios também pode ser maior. A escova de náilon com bolinhas nas pontas são indicadas nesse caso.

Todos os tipos de cabelo: a escova de náilon sem bolinhas é ideal para pentear e desembaraçar todos os crespos, lisos, ondulados ou rebeldes. As com cerdas mistas de dupla altura também.

As escovas geralmente são encontradas em dois formatos: redondo, ideal para a escovação; e reto, que auxilia na secagem e é ideal para desembaraçar os fios. 

Quanto à função, existem os seguintes tipos:

Escova redonda: ótima para alisar e modelar o cabelo usando secador, principalmente os fios mais grossos, pois alisa com mais intensidade a fibra capilar. Porém não use esse tipo de escova para desembaraçar o cabelo, pois além da escova ficar presa, pode quebrar os fios.

Escova térmica: é feita de metal ou cerâmica para absorver o calor do secador, pois alisam mais rápido e deixam o cabelo brilhante. Esse tipo de escova danifica menos os fios, já que não embolam como as outras.

A escova térmica média é ideal para definir cachos e a menor é indicada para cabelos curtos.

Escova raquete: como a base das cerdas é achatada, ela se torna perfeita para desembaraçar os fios, pois é mais macia e suas bolinhas não agridem o cabelo. Mas, além de tirar os nós do cabelo, a escova raquete também pode ser usada para modelar as pontas dos fios finos, contanto que se tenha um pouco de habilidade. Você pode modelar o corte usando a raquete e um secador.  

Escova de diâmetros maiores: são indicadas para deixar o cabelo liso.

Escova de diâmetros menores: são indicadas para quem quer deixar as mechas com um look cacheado.  

P ara deixar o cabelo modelado do seu jeito, lance mão de finalizadores e leave in. Além de protegerem o fio contra os danos do calor do secador, ajudam a modelar de forma natural.

Também no FANDOM

Wiki aleatória