FANDOM

Doar dinheiro eficientemente é considerado um dos atos de maior impacto utilitário; existem atualmente milhões de ONGs, fundações e projetos sociais no mundo tentando gerar utilidade. É estimado que doando-se às instituições de alto impacto, é possível salvar uma vida a cada US$1000,00, e que doações individuais juntas são 6 vezes mais do que as feitas por instituições filantrópicas.

Você deve doar? Quanto?Editar

Doar envolve uma escolha entre interesses próprios e alheios, é um ato altruísta. Enquanto doar eficientemente geralmente seja utilitário, pois seu dinheiro provavelmente será doado para pessoas com condições de vida inferiores às suas, é também a opção de um dinheiro que poderia ser investido no seu próprio bem-estar, desenvolvimento ou futuro, de maneira que faz mais sentido doar se você se encontra numa situação financeiramente confortável.

Um bom parâmetro de conforto financeiro é o consumo de bens de luxo, bens desnecessários com finalidade primariamente de satisfação de desejos e busca de status. Considere o seguinte argumento, proposto por Peter Singer [1]:

Imagine que você está andando e se depara com uma pequena criança numa lagoa que parece estar se afogando. Você sabe que você pode salvá-la facilmente e com segurança, mas você está usando uma roupa cara que irá se estragar se você tentar salvá-la. A maioria de nós acharia bastante errado continuar andando, deixando a criança se afogar, simplesmente porque você não quer ter de comprar uma roupa nova - de fato, a maioria acharia esta atitude monstruosa. Você não pode comparar a vida de uma criança com uma roupa!

Se considerarmos que a todo momento há pessoas em algum lugar do mundo precisando urgentemente de dinheiro, e que doando podemos ajudá-las, gastar dinheiro em luxo é análogo a deixar a criança se afogar.

A Unicef, por exemplo, estima [2] que 9,2 milhões de crianças abaixo de 5 anos morreram de causas preveníveis em 2007. Isto são 25 mil crianças morrendo desnecessariamente por dia.

Portanto, é defensável que alguém que gaste com luxo deva também gastar com doações. Alguns sugerem doar uma quantidade fixa da própria renda, 20%, 10%, 5% ou até 1% (por exemplo, algo da ordem de 20 ou 30 reais por mês).

Eficácia das doaçõesEditar

Projetos sociais variam muito em seu escopo de atuação, eficácia e tamanho/poder. As doações mais eficazes costumam se focar em melhorar as condições de vida nos países mais pobres, por exemplo combatendo a tuberculose e outras doenças endêmicas.

É preciso considerar quão bem o dinheiro é utilizado, isto é, qual efeito terá e quão duradouro será. Por isto é recomendável doar para ONGs confiáveis, eficazes e que estejam precisando de doações.

Há algumas ONGs especializadas em avaliar a eficiência de outras ONGs:

Algumas causas e instituições recomendadasEditar

  • Sociais
    • No mundo:
      • Vacinação e suporte médico:
        • VillageReach: considerada a melhor caridade pelo Give Well [2], desenvolve logísticas de entrega de vacinas (tuberculose, hepatite B, rubéola, tétano, etc) e outros suplementos e infraestrutura médicos em Moçambique, atualmente se expandindo para África do Sul, Índia, entre outros.
      • Combate à tuberculose:
        • Stop TB Partnership: a segunda melhor caridade pelo GiveWell [3] e pelo Giving What We Can [4], se dedica a prover diagnóstico e drogas de tratamento para tuberculose em diversas regiões do mundo incluindo o Brasil, alguns países africanos e asiáticos [5]
      • Combate às verminoses:
        • Schistosomiasis Control Initiative: Uma das duas primeiras escolhidas pelo Giving What We Can [6], se dedica à distribuição de drogas anti-vermes em Burkina Fasso, Burundi, Mali, Níger, Ruanda, Tanzânia e Uganda.
        • Deworm the World: Uma das duas primeiras escolhidas pelo Giving What We Can [7], se dedica a auxiliar programas governamentais de combate a verminoses em 26 países.
      • Combate à malária:
        • Against Malaria Foundation (AMF): A terceira caridade escolhida pelo Giving What We Can [8], distribui redes com inseticidas de longa duração em 35 países para serem usadas na cabeça e ao redor das camas para combater a infecção e a disseminação dos mosquitos. É uma das formas mais eficazes de combater a malária.
      • Desenvolvimento econômico:
        • Village Enterprise Fund: Uma instituição de concessão de verbas para negócios e treinamento comercial de empreendedores pobres no Kênia e em Uganda, recomendada pela GiveWell [9].
        • Small Enterprise Foundation: Uma instituição de microfinança na África do Sul, recomendada pela GiveWell [10].
        • Chamroeun: Uma instituição de microfinança e treinamento comercial no Camboja, recomendada pela GiveWell [11].
      • Educação
        • Pratham: A única instituição aprovada pela GiveWell [12] por ter um sistema de controle de qualidade, atua na Índia complementando e reforçando educação escolar infantil.
    • No Brasil:
  • Ecológicas
    • No mundo:
    • No Brasil:
  • Animais
  • Tecnologia
    • No mundo:
    • No Brasil:
  • Riscos catastróficos
    • No mundo:
      • Singularidade:
        • Singularity Institute: Se dedica a pesquisa em inteligência artificial amigável e prevenção de outros tipos de riscos catastróficos, como bioterrorismo.
    • No Brasil:

Outros tipos:

  • Doações a causas emergenciais
    • Desastres:
  • Doações a causas locais: comunidade, pessoas próximas ou conhecidas

Links externos Editar

Referências Editar

  1. A life to save: direct action on poverty. Peter Singer, 13 May 2009 [1]
  2. http://www.unicef.org/childsurvival/index.html

Também no FANDOM

Wiki aleatória