FANDOM

Discriminar é tratar indivíduos de forma diferente (positivamente ou negativamente) com base em preferência ou alguma caracterísica como nacionalidade, raça, sexo, religião, idade, beleza, atratividade sexual, classe social, doença, opção sexual, etc.

Discriminar pessoas é natural à medida que selecionamos nosso comportamento e o que falamos a cada pessoa com base em suas características da forma como nos parece mais adequado, eficiente e de acordo com a normas sociais.

Entretanto, a discriminação feita com base em características e critérios que não são relevantes a um propósito, ou feita de forma exagerada, diferencia pessoas arbitrariamente prejudicando, negando benefícios ou privilegiando sem uma razão eficiente. E é muitas vezes considerada ofensiva e injusta, criando opressão e hostilidade social.

Por outro lado, a não discriminação de características relevantes, pode ser também prejudicial, uma vez que trata igualmente a pessoas em condições diferentes, privilegiando ou prejudicando por omissão.

Portanto, de uma perspectiva utilitária, a discriminação arbitrária tende a ser prejudicial à medida que gera hostilidade social e distribui utilidade de maneira menos eficiente.

O problema da discriminação é agravado pelo fato de que ela é frequentemente feita de forma não-consciente ou não-explícita, tornando muito mais difícil de ser identificada.

Há também um conflito com as noções de liberdade individual, à medida que as pessoas se julgam livres para discriminar segundo seus critérios pessoais.

E finalmente, a discriminação é frequentemente uma questão de movimentação social e política; grupos sociais que se consideram injustiçados lutam por um tratamento social menos prejudicial.

Tipos de discriminação Editar

Veja também Editar

Referências Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória