FANDOM


Depressão crônica, na forma de depressão maior (quando mais grave) ou distimia (quando mais leve), é um transtorno mental caracterizado por humor negativo, baixa auto-estima e perda de interesse ou prazer em atividades normalmente prazerosas, ocorrendo recorrentemente por um período maior de duas semanas. Enquanto estados depressivos podem ser passageiros, a depressão crônica pode ser altamente debilitante, afetando a vida familiar, escolar e profissional, hábitos de sono e alimentação e a saúde do indivíduo [1].

Episódios de depressão crônica são mais comuns entre os 30 e 40 anos, mas também entre os 50 e 60. Na maioria dos países, entre 8-12% das pessoas terá pelo menos um episódio de depressão, sendo duas vezes mais comum em mulheres do que homens[2]. A duração mediana episódio depressivo maior típico é de 6 meses, mas 20% dos casos podem chegar a 2 anos ou mais[3], com 80% de reincidência de pelo menos mais um episódio e uma média de 4 episódios na vida.

Ainda há controvérsia se a depressão crônica é um processo que foi selecionado evolutivamente ou se é resultado de um sistema de defesa desregulado (e que se torna portanto desadaptativo). Entre as explicações evolutivas para o estado depressivo estão a sinalização de dano psíquico, a desativação comportamental para se evitar dano maior, uma forma involuntária de submissão após uma disputa por dominância, e uma forma de sinalizar a necessidade de suporte social e demandar ajuda[4].

A depressão crônica tem várias causas possíveis, incluindo outras doenças e transtornos como:


[2]

Depressão, distimia e personalidade depressiva Editar

[3]

Sintomas Editar

[4] [5] [6]

Causas Editar

[7]

Tratamento e prevenção Editar

Veja também Tratando depressão

Veja também Editar

LinksEditar

Referências internas Editar

  1. Major Depressive Episode - Wikipedia
  2. Epidemiology of depression - Wikipedia
  3. Prognosis - Major Depressive Episode - Wikipedia
  4. Evolutionary approaches to depression - Wikipedia

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória