FANDOM


Depressão é um estado de humor negativo e desmotivação, frequentemente acompanhado também de sentimentos e impressões negativas de si e/ou do mundo. Sentimentos comuns costumam ser tristeza, angústia, vazio, culpa, desamparo, falta de sentido, baixa auto-estima e desesperança, além de irritação e inquietação. Em episódios fortes pode-se perder interesse e prazer em atividades que normalmente são prazerosas, alterações de sono e apetite, dificuldade em se concentrar, lembrar e tomar decisões, cansaço e ideações suicidas [1].

O estado depressivo pode ocorrer em resposta a eventos específicos de grande significância afetiva (depressão situacional ou desordem de ajustamento[2]) como problemas financeiros, familiares, doença, separação, mudança ou morte de alguém próximo, em resposta a uso de medicamentos ou drogas, como consequência de certas doenças endócrinas, metabólicas ou neurológicas[3], ou por desequilíbrios neuroquímicos (que podem ser causados por estresse crônico por exemplo) [4]. Frequentemente a pessoa entra em depressão por estar numa condição de vulnerabilidade ao se deparar com um evento fortemente estressante[5].

Um estado depressivo duradouro pode requerer tratamento médico, veja depressão crônica.

Explicação evolutiva Editar

Embora ainda não muito consensuais, algumas explicações foram propostas para a função evolutiva do estado depressivo[6]:

  • Um sinal interno de dano psíquico (Hipótese da dor psíquica).
  • Uma desativação comportamental para evitar mais danos (Modelo da desativação comportamental).
  • Aumento da ruminação de forma a analisar o que ocorreu (Hipótese da ruminação analítica).
  • Um mecanismo de defesa desregulado (Adaptação desregulada).
  • Uma forma de submissão involuntária após uma longa batalha por dominância (Rank theory).
  • Uma forma involuntária de sinalizar necessidade de suporte social e ajuda (Hipótese do risco social, teoria da barganha) e barganhar uma mudança do seu papel social (teoria da mudança de nicho).


Veja também Editar


LinksEditar


Referências internasEditar

  1. Depression (mood) - Wikipedia
  2. Adjustment disorder - Wikipedia
  3. Depression (differential diagnoses) - Wikipedia
  4. Biological causes - Major depressive disorder - Wikipedia
  5. Psychological causes - Major depressive disorder - Wikipedia
  6. Evolutionary approaches to depression - Wikipedia

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória