FANDOM

Custos irrecuperáveis ou custos afundados (sunk cost, em inglês) são custos que já ocorreram e que portanto não podem ser recuperados, em contraste a custos futuros, ou prospectivos, que ainda podem depender de decisões a ser tomadas. Embora geralmente considerados irrelevantes à tomada de decisão racional, custos irrecuperáveis frequentemente influenciam o comportamento das pessoas fazendo com que perseverem em decisões ineficientes mesmo após perceberem que há opções melhores disponíveis. A causa da perseveração pode ser a aversão a perda (ou a desperdício), o medo de admitir ou revelar socialmente uma opção ruim, ou a aversão a dissonância cognitiva de contradizer sua própria decisão. Infelizmente a perseveração parece ser mais frequente em situações de investimento e ou responsabilidade pessoal maior.

Racionalmente, custos irrecuperáveis não são relevantes na decisão de persistir ou mudar de opção, a não ser que tragam nova informação a respeito da utilidade esperada da opção, isto é ocasionalmente chamado em economia de princípio de bygones. O uso de uma opção ineficiente devido a consideração de custos irrecuperáveis é chamado de falácia do custo irrecuperável.

Um exemplo clássico de perseverança por custo irrecuperável é continuar a assistir um filme após se concluir que não se gosta dele.

Dilema do custo irrecuperável Editar

O dilema do custo irrecuperável é a decisão de se continuar ou não um investimento de retorno incerto que já teve um custo irrecuperável. A decisão é muitas vezes vista como favorável a continuar enquanto o investimento tiver um retorno esperado maior do que o custo restante, entretanto este raciocínio falha em considerar o custo de oportunidade, isto é, o benefício que poderia estar sendo gerado se o investimento estivesse sendo feito em outras opções.

Veja também Editar

Links Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória