FANDOM

Uma pesquisa recente [1] demonstra que as pessoas comuns são muito hábeis em reconstruir eventos a fim de evitar culpar-se e o remorso que acompanha esse sentimento, uma capacidade que elas não percebem ter. Quando os passageiros em um trem foram solicitados a estimar o quanto lamentariam se eles tivessem perdido o trem atrasando cinco minutos ou um minuto, eles estimaram que lamentariam mais neste último caso que no primeiro. E, no entanto, os passageiros que tinham realmente perdido o trem por um e cinco minutos informaram notavelmente pouca mágoa, e igualmente pouco arrependimento, independentemente de terem perdido o comboio por cinco minutos ou a um.

O que explica essa discrepância? Quando os passageiros imaginavam ter perdido o trem por um minuto, imaginavam responsabilizando-se pela perda (por exemplo,-Eu não teria perdido o trem se eu tivesse acordado cedo e saído de casa mais rápido). Passageiros que tinham realmente perdido o trem, no entanto, tendem a culpar alguém ou alguma coisa, não eles próprios (Eu não teria perdido o trem se todas as portas estivessem abertas e não só uma). Porque as pessoas são altamente hábeis em evitar a auto-acusação, eles têm menos sofrimento com culpa e arrependimento do que previam.

Referências Editar

  1. Gilbert, D. T., Morewedge, C. K., Risen, J. L., & Wilson, T. D. (2004). Looking forward to looking backward: The misprediction of regret. Psychological Science, 15, 346-350.

Também no FANDOM

Wiki aleatória