FANDOM

Felicidade Editar

A correlação entre dinheiro e felicidade é menor do que seria esperado.

Por que muito dinheiro não nos faz muito mais feliz? Uma resposta a esta pergunta é que as coisas que trazem felicidade simplesmente não estão à venda. Esse sentimento é lindo, popular, e quase certamente errado. O dinheiro permite que as pessoas vivam mais tempo e uma vida mais saudável, para proteger-se contra a preocupação e mal, para ter tempo livre, para passar com os amigos e a família, e para controlar a natureza de suas atividades diárias, que são fontes de felicidade.

Mesmo assim, mais dinheiro não é proporcional a mais felicidade. Isso porque em geral as pessoas com mais dinheiro não gastam o dinheiro de forma a obter felicidade, elas não leram estudos de felicidade.

Aqui estão os 8 princípios identificados na literatura de como transformar mais eficientemente dinheiro em felicidade própria (note que para atingir o estado de utilitarismo, ainda se há de considerar a felicidade dos outros):

  1. Comprar mais experiências e menos bens materiais,
  2. Usar o dinheiro para beneficiar os outros ao invés de si;
  3. Comprar muitos pequenos prazeres e menos grandes,
  4. Abster-se de garantias estendidas e outras formas de seguro superfaturada;
  5. Atrasar o consumo, comprar hoje para usar em muito tempo;
  6. Considerar como características periféricas de suas compras podem afetar sua vida no dia-a-dia
  7. Evitar comparar produtos do mesmo tipo ao comprar, e comparar com outras coisas que custam o mesmo tanto ao invés disso.
  8. Prestar muita atenção na felicidade dos outros

ReferênciasEditar

  • Dunn, E. Gilbert, D. Wilson, T. 2010. If Money Doesn't Bring you Happiness, Then You Probably Aren't Spending It Right.

Também no FANDOM

Wiki aleatória