FANDOM


Gerar utilidade consiste em direcionar seu comportamento atual, desenvolver certas habilidades e práticas, e se dispor a doar parte dos seus recursos pessoais ao bem de outras pessoas.

Gerar utilidade ativamente pode ser feito de algumas formas:

  • Doe dinheiro para instituições e projetos utilitários, preferencialmente para os de maior impacto. E, se possível, procure incentivar pessoas a doarem, principalmente pessoas ricas, influentes e poderosas. Veja o artigo Doação.
  • Projetos e iniciativas sociais: Promover eventos, reuniões e iniciativas que mobilizem pessoas a fazerem coisas mais utilitárias e dêem a elas informações, recursos, motivos e motivações para que possam atuar mais utilitariamente.
  • Divulgação e promoção de informações e iniciativas utilitárias: Facilitar, incentivar e mobilizar as pessoas a participarem, a se informarem, divulgarem e a atuarem a favor de idéias e projetos utilitários ocorrendo.
  • Participar e colaborar socialmente de maneira ativa, posicionada e justificada: Isto fará com que você ganhe reputação e se torne uma referência no seu meio social influenciando outras pessoas. Convém ser cuidadoso no entanto: defender posições muito extremas, de maneira pouco justificada, agressiva, etc. pode fazer com que se perca credibilidade e ocorra o efeito contrário.
  • Organização social: Organize pessoas que compartilhem seus ideais e intenções para que sua atuação seja coordenada e eficiente. Compartilhem informações, planejem e cooperem.
  • Relacionamentos: Mantenha bons relacionamentos com as pessoas, para que possa ser digno de confiança, seja bem referido, possa conhecer mais pessoas, recrutar colaboradores e recursos, e influenciá-las a favor da sua causa, em geral. Isto tem diversos benefícios pessoais também.
  • Motivação e organização pessoal: Procure viver uma vida organizada para que ela seja eficiente e cuide para que não se perca em problemas e armadilhas motivacionais e emocionais que tirem seu ânimo ou sabotem seus projetos e relacionamentos.
  • Capacite-se: Busque acumular e desenvolver conhecimentos, habilidades, capacidades pessoais e técnicas que permitam que você seja mais útil, eficiente e influente.
  • Viva uma boa vida: Viver uma vida gratificante para você, não deixe de ser feliz e buscar as coisas boas da vida, sendo feliz você se sentirá mais motivado e poderá ser um exemplo mais eficaz para influenciar outras pessoas. Veja felicidade.
  • Doe-se um pouco aos outros: Faça coisas boas a outras pessoas sem esperar algo em troca, ofereça ajuda, agradeça, dê atenção e consideração, ofereça boas emoções e sentimentos, dê presentes pessoais.


ReferênciasEditar

  • How to save the world - Post do blog Less Wrong com sugestões sobre como atuar mais utilitariamente para causar impacto no mundo.

Páginas na categoria "Utilitarismo ativo"

Esta categoria possui apenas a página a seguir.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória