FANDOM

Auto-controle é a capacidade de se controlar os próprios pensamentos e comportamentos de acordo com o que se considera melhor e está diretamente relacionada a capacidade cognitiva de inibição, adiamento de recompensas e regulação afetiva e comportamental. Problemas de auto-controle são comuns e estão associados a acrasia, comportamentos irresponsáveis, imediatistas, compulsões, vícios, pensamentos obsessivos, ansiedade, depressão, culpa, entre outros.

A capacidade de controlar os próprios pensamentos e comportamentos permite alcançar muitas outras coisas, como o desenvolvimento de habilidades, o controle emocional, a disciplina para execução de projetos, etc. Por este motivo, muitos consideram uma das capacidades mais importantes. Ela envolve a capacidade de tolerar e aceitar pensamentos e afetos desagradáveis, esperar, controlar carências, impulsos e desejos quando não convêm, direcionar seus penamentos, entre outros.

Há evidências de que a capacidade de auto-controle pode ser treinada por meio de exercícios, como a meditação mindful. O auto-controle como um valor que deve ser exercitado é comum em algumas filosofias orientais, como o Budismo.

Técnicas de auto-controle Editar

Exercícios de auto-controle Editar

Ver também Editar

Links Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória