FANDOM

É um viés cognitivos o qual impede, em situações de grupo, que os sujeitos reajam de forma rápida a um emergência. Acredita-se que em situações críticas a qual várias pessoas presenciam, ocorre uma distribuição de responsabilidade[1] entre os sujeitos, originando assim uma apatia coletiva.

A tendência para ajudar decresce a medida que o números de pessoas aumenta, isto é, quando mais espectadores estiverem a presenciar o evento, menor a probabilidade de ajuda. Por exemplo, em um estudo feito por pelo psicólogos Latane e Darley[2] foram colocados indivíduos em uma sala para avaliar a sua reação ao surgimento de fumaça em uma sala. Quando colocados sozinhos realizando uma tarefa, os indivíduos levavam em média 5 segundos para perceber a fumaça, enquanto em grupo levavam em torno 20 segundos.

Há variações quando as intervenções. Em situações onde a emergência é clara, há uma probabilidade maior de ação, enquanto em situações onde o risco não é alto, os indivíduos permanecem sem intervir.

Este efeito psicológico também foi encontrado em crianças. Entre as possíveis explicações para isto, estão a trivialização da situação, a transferência de responsabilidade, embaraço e atribuição de baixa prioridade para o evento[3].

[1] Darley, J. M. & Latané, B. (1968). "Bystander intervention in emergencies: Diffusion of responsibility". Journal of Personality and Social Psychology 8: 377–383.

[2] Latané, B. & Darley, J.M. (1968). "Group inhibition of bystander intervention in emergencies". Journal of Personality and Social Psychology 10: 308–324.

[3] Thornberg, R (2007). "A classmate in distress: schoolchildren as bystanders and their reasons for how they act.". Social Psychology of Education 10: 5–28.

Também no FANDOM

Wiki aleatória